[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sete alunos da rede pública estadual de ensino, aprovados no último concurso vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS), receberam nesta terça-feira, 1º de abril, uma bolsa de estudos no valor de R$ 200, através do Programa Bolsa Universidade. O benefício, concedido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), tem como objetivo incentivar a aprendizagem dos estudantes durante a permanência no ensino superior.

"Essa ação é muito importante para valorizar os alunos da rede estadual. A bolsa é um auxílio que visa contribuir para o desenvolvimento das atividades dentro da universidade", ressaltou a secretária-adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira. "A bolsa simboliza a valorização que estamos dando ao ensino público. É também um incentivo para outros alunos que irão prestar o vestibular", acrescentou.

Uma comissão formada por técnicos do Programa de Qualificação Docente (PQD), ligado à Secretaria da Educação, fará o acompanhamento, oferecendo todas as informações aos alunos. Na ocasião da entrega da bolsa de estudos, que será paga pelo Banese, os aprovados no vestibular da UFS receberam a lei e o decreto que instituem o Programa Bolsa Universidade.

"Achei muito importante essa iniciativa do Governo do Estado. Espero me dedicar ao máximo e garantir a bolsa até o fim do curso. Com certeza esse dinheiro irá me ajudar muito no meu desenvolvimento como estudante", destacou Robert Fred Gomes Azevedo, ex-aluno do Colégio Estadual Tobias Barreto, que foi aprovado em primeiro lugar no curso de Ciências Contábeis.

Para Cleverton Alves de Andrade, ex-aluno do Colégio Estadual Dom Luciano, a bolsa será de grande utilidade durante os anos no curso de Engenharia Química. "Espero aproveitar bastante cada momento na universidade. A bolsa de estudos é sem dúvida um incentivo muito importante para todos nós", falou Cleverton, aprovado em terceiro lugar no curso.

Critérios

Garantido pela Lei nº 5.847/2006, o Programa Bolsa Universidade tem como um dos critérios de concessão as melhores colocações nos concursos vestibulares. Segundo a coordenadora da Comissão de Trabalho para Gerenciamento do Programa Bolsa Universidade, Sandra Almeida Silva, só podem participar alunos egressos do ensino médio regular da rede estadual e do Pré-Universitário.

De acordo com a coordenadora da comissão, o pagamento do auxílio está vinculado ao cumprimento de alguns critérios, entre eles a aprovação em todas as disciplinas cursadas no período. "Os alunos que descumprirem os critérios estabelecidos são automaticamente afastados do programa e substituídos", disse Sandra.

O pagamento da bolsa será suspenso caso o curso seja concluído ou o aluno extrapole a duração mínima para a formação no curso. O aluno que for reprovado em qualquer disciplina durante o ano letivo também perderá a bolsa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.