[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 80 alunos da 1ª a 3ª séries da Escola Municipal Tênisson Ribeiro, na rodovia dos Náufragos, foram à praia do Robalo na manhã de hoje, dia 6, para participar de uma aula prática sobre educação ambiental promovida pela instituição. O trabalho de conscientização para preservar o meio ambiente está sendo desenvolvido desde o mês de junho e já apresenta bons resultados.

A aluna da 1ª série Amanda Santos, 7 anos, disse que gostou muito do passeio. “É muito importante a gente preservar a praia porque ela faz parte da natureza”, afirmou. “Eu aprendi que a gente tem que cultivar e defender tudo o que é da natureza sem sujar”, completou.

As crianças estavam acompanhadas da equipe de professores que garantiu a segurança de todos e organizou as brincadeiras. “A gente jogou bola, queimado e brincou muito, mas também aprendeu a não jogar coco, nem latinhas e garrafas na praia”, contou Ivesson Batista, 8 anos, aluno da 1ª série.

O passeio começou às 8 da manhã e foi encerrado às 10 horas por causa do sol forte. “Temos que ter muito cuidado com a garotada porque não é saudável para eles ficar na praia depois desse horário”, disse Gaspeu Fontes, coordenador da escola.

Na opinião dele, os objetivos da aula prática foram atingidos. “O visual da praia é comum para eles porque todos moram aqui nas redondezas. Isso facilita o trabalho porque eles não se distraem tanto com a beleza do lugar e prestam mais atenção às informações que queremos transmitir”, explicou.

Paulo dos Santos, 11 anos, aluno da 2ª série, disse que sempre vai à praia e tem muito cuidado com o local em que deposita o lixo. “A gente sempre joga tudo o que não serve no lixeiro”, falou. “A praia tem que ficar limpa por causa dos peixes, que a gente pode comer, e porque a gente toma banho de mar também”, concluiu ele.

A idéia do projeto
Segundo o coordenador Gaspeu Fontes, a idéia para a realização das aulas práticas surgiu por causa de denúncias feitas pelos alunos da escola no turno da noite. “Muitos deles vivem da cata de caranguejos e contaram que os mangues estavam ficando degradados e que o caranguejo começava a desaparecer”, disse.

A partir daquele momento, a escola resolveu educar os estudantes desenvolvendo atividades para que eles passassem em a se preocupar mais com a natureza. As ações são apoiadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela associação de moradores do povoado do Robalo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.