[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma manhã de diversão, aventura, emoção e bastante conhecimento a respeito do meio ambiente. Assim foi o dia dos alunos da Escola Municipal Juarez Leal, localizado no município de Capela, que participaram hoje, 06, de uma trilha ecológica em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A trilha, que foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), aconteceu no Refúgio de Vida Silvestre Mato do Junco, Unidade de Conservação gerida pelo Governo do Estado.

De acordo com a técnica ambiental Talita Oliveira, a trilha faz parte do Projeto Trilhas Ecológicas – Descobrindo as Potencialidades Ecoturística de Sergipe, fazendo parte da agenda anual de atividades do Centro de Educação Ambiental da Semarh. “Durante a execução dessa trilha, os alunos, além de terem um contato com a natureza descobrindo a importância da conservação do meio, poderão compartilhar todas as informações a respeito da temática ambiental, incentivo seus pais, amigos, e familiares a terem uma consciência sobre a preservação do meio ambiente”, disse.

Um misto de Aventura

Antes da realização da trilha o chefe de brigada de incêndio, Marcelo José Silva (Marcelo Guigó), fez uma simples demonstração de uma simulação de brigada de incêndio. A ação teve como finalidade educar as crianças para evitar pequenos focos de incêndio. “Com o trabalho dos brigadistas estamos há cinco anos sem ter registros de queimada nessa localidade”, afirmou.

Saindo um pouco da teoria e indo para prática, a criançada também aproveitou o momento para vivenciar a experiência de ser um brigadista por um dia, como foi o caso do aluno Manoel Armando de Jesus. “Foi muito bom aprender manusear cada equipamento principalmente o abafador”, contou o garoto entusiasmado.

Depois de aprenderem noções de como manusear cada equipamento para combater queimadas, os estudantes seguiram destino a Trilha do Lagartixo, local esperado por todos. Lá, todos os jovens aventureiros conheceram espécies exóticas e nativas da Mata Atlântica a exemplo da jaqueira, peroba rosa, mangueira assim como a sambaiba (lixeira), planta bastante utilizada para ariar panelas. “Outra curiosidade que os alunos viram foi a presença de líquens, um bioindicador do meio ambiente que nos diz se a área está bem conservada”, comentou Marcelo Guigó.

Diante a tantas peculiaridades encontradas na caminhada ecológica, a meninada teve ainda a oportunidade de saborear alguns frutos da mãe natureza, como é o caso da guabiroba pertencente à família Myrtaceae. “Ela é fruto arredondado da família da goiaba que pode ser consumida ao natural ou na forma de sucos ou doces. Outra importância desse fruto é que ela é rica em vitamina C”, citou o brigadista Guigó.

Além de conhecerem a importância de cada espécie encontrada na natureza, os estudantes aprenderam ainda todo o contexto da criação da unidade de conservação, as lendas urbanas da mata assim como a valorização de cada animal diante da cadeia alimentar. “Nosso maior intuito é consientizar a população principalmente as crianças para a preservação ambiental. Se conseguimos aletar as crianças, elas irão por sua vez, educar os seus pais mostrando a realidade da mata e o que pode ser feito para conservá-la”, apontou Guigó.

“É a primera vez que participo de uma trilha como essa. Ficar perto da natureza foi uma sensação única, já que aprendi que quando estamos nesse ambiente não podemos tirar nada a não ser fotografias para guardar de lembranças”, disse a aluna Camila Williane.

Quem também aproveitou a trilha para conhecer as potencialidades naturais encontradas no RVS Mata do Junco foi a especialista educacional, Bernadete Campos. “Fiquei bastante encantada com o lugar, sem contar que aprendi coisas que jamais imaginaria como plantas que serviam para o uso doméstico. Foi uma experiência fantástica”, finalizou.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.