Alunos da Escola Municipal Dom Távora realizam Feira de Ciências
O objetivo do evento foi despertar nas crianças o conhecimento científico de uma forma leve, de modo que os alunos possam adquirir experiência e aliar o ensinamento teórico à parte prática, que foi desenvolvida na quadra poliesportiva da unidade escolar. A atividade foi coordenada pela professora Maria Vaneide Ferreira, que acompanhou de perto o desenvolvimento das experiências ao longo de um mês, bem como as explicações dadas durante a atividade.
“Durante todo o ano desenvolvemos muita teoria, por isso é muito importante que trabalhemos também a prática, pois as crianças aprendem a trabalhar em grupo e isso cria um envolvimento entre os alunos. A comunidade também acompanhou os trabalhos das crianças”, disse empolgada a professora Vaneide.
Durante este mês de setembro os alunos viram na teoria como se forma o arco-íris, a diferença de misturas homogêneas e heterogêneas, como se purifica uma água utilizando métodos simples, aprendizado que em seguida passou a ser desenvolvido na prática e durante todo o dia de ontem foram apresentados.
A pequena Ingrid Suellen Santos Souza, 10 anos, disse ter aprovado a idéia de apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Ela falou um pouco sobre o que aprendeu na Feira de Ciências. “Apresentei um trabalho sobre misturas homogêneas e heterogêneas, e pude ver que o óleo a água não se juntam, e que a água e o sal podem se misturar. Achei importante o que fizemos porque aprendi muita coisa de uma forma divertida”, disse.
As crianças apresentaram também experiências relacionadas à respiração das plantas, a densidade da água, a sonoridade de recipientes com líquidos e ouviram explicações sobre o fenômeno da formação do arco-íris. O pequeno Emanoel Messias da Silva Neto, 10 anos, apresentou, juntamente com seus colegas, uma experiência onde foi possível ver a contaminação do ar.
“Utilizando pequenas tampas e uma cartolina branca, deixados ao tempo, podemos perceber a contaminação do ar que respiramos. Gostei muito da experiência de poder apresentar o que aprendemos numa feira de ciências, até porque foi tudo feito de uma maneira muito divertida”, disse encantado o pequeno Emanoel.
“O legal desse trabalho foi que conseguimos aliar o aprendizado e todas as suas formas, de uma maneira divertida, em que todas as crianças puderam compartilhar com seus colegas de turma o conhecimento adquirido em seus projetos. Durante as apresentações adquiriram também muita disciplina”, declarou a professora Vaneide Ferreira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]