Alunos da Educação Especial ganham medalhas em Circuito Paraolímpico da Caixa de Natação
Dois alunos da Educação Especial da rede estadual de ensino foram os grandes medalhistas do Circuito Paraolímpico da Caixa de Natação, na etapa Norte-Nordeste. Jackson Santos Souza, de 21 anos, e André Luiz Carvalho, de 18, ganharam ao todo 11 medalhas, sendo seis de ouro e cinco de prata. Eles estudam na Escola de Educação Especial Venúsia Franco e Escola Estadual Jorge Amado, respectivamente.
Na manhã desta terça-feira, 22, acompanhado do técnico Ivan Alves Secundo e de sua mãe, Valdilúcia Mota Santos, o estudante Jackson Santos Souza foi recebido pelo secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, em seu gabinete. Na ocasião, o secretário parabenizou o atleta pela vitória e ressaltou o apoio que a Seed está dando aos alunos. “A Secretaria de Estado da Educação continuará dando o total apoio para que os alunos da rede estadual continuem obtendo sucesso nas competições”, afirmou.
Competição
O Circuito Paraolímpico da Caixa de Natação, etapa Norte-Nordeste, promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), foi realizado em Fortaleza (CE), no período de 18 a 20 de março. No encontro com o secretário, o aluno Jackson Souza discorreu sobre o início da carreira como nadador e ressaltou a importância da vitória no último campeonato.
“A escola me levou a querer fazer natação, me incentivou e comecei a gostar. Fui participando das provas, perdendo algumas e ganhando outras. Para mim foi muita emoção ganhar as medalhas”, disse, ressaltando que também recebeu total apoio da família.
O técnico Ivan Secundo também falou sobre a importância da vitória dos alunos. “Quando percebemos a necessidade da participação deles, procuramos o Departamento de Educação Física (DEF/Seed), através da diretora Maria Auxiliadora Pires, que achou interessante e se comunicou com o secretário, que se sensibilizou e deu total apoio aos nossos estudantes, oferecendo as passagens aéreas”, explicou.
Segundo o técnico, eles retomaram o treinamento um mês antes do campeonato. “Como eles já tinham uma performance boa, trabalhamos o condicionamento físico e o preparo psicológico”, disse. Os alunos agora têm grandes chances de participar da etapa nacional, em agosto, mas isso vai depender ainda de uma avaliação do CPB.
“Essa vitória é uma novidade e mostra a necessidade de os alunos serem abraçados e vistos como campeões. Essas medalhas só vêm motivá-los”, concluiu Ivan.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos da Educação Especial ganham medalhas em Circuito Paraolímpico da Caixa de Natação – O estudante Jackson Santos Souza foi recebido pelo secretário de Estado da Educação
- Belivaldo Chagas
- em seu gabinete / Fotos: Juarez Silveira/Seed