Alunos concluem cursos profissionalizantes ofertados no Eccos Japãozinho
O curso de bolos e tortas ofertado no Espaço de Cultura e Convivência Social (Eccos) do bairro Japãozinho, instituição mantida pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), foi finalizado nesta quarta-feira, 15, com uma confraternização entre as alunas.
Além do curso de bolos e tortas, o Eccos Japãozinho também oferece aulas de doces e salgados, que serão finalizadas nesta tarde, textura em parede e instalador hidráulico. Todas as capacitações possuem cerca de 20 alunos por turma e, no encerramento das aulas, os alunos recebem seus certificados dos cursos profissionalizantes.
A coordenadora do Eccos Japãozinho, Maria de Fátima Reis de Moura, explica que a comunidade demonstrou interesse em participar das capacitações porque elas abrem novos horizontes no mercado de trabalho. “Os quatro cursos disponíveis no Eccos foram bem aceitos pela comunidade do bairro e todos entenderam que a meta é possibilitar uma oportunidade a mais de emprego e renda para a população sergipana”, destaca Fátima.
A aluna Eugênia Ferreira de Souza Andrade participou do curso de bolos e tortas para aperfeiçoar o trabalho que já realizava em casa. “Faço bolos e salgadinhos para vender. Dessa forma, sustento minha casa e minha família. O curso do Eccos foi maravilhoso para aperfeiçoar a minha técnica e melhorar os meus dotes culinários”, disse.
Para Maria Patrícia Santos, 31 anos, agora será possível montar seu próprio negócio. “Sempre quis trabalhar com a venda de bolos, mas não tinha conhecimento das técnicas e nem condições de pagar o curso. As aulas gratuitas ajudaram a realizar minha vontade”, ressalta.
O aluno do curso de textura em parede, o adolescente Robert Cunha, de 16 anos, diz que já faz alguns serviços com pinturas e a nova técnica vai melhorar seu trabalho. “O curso de textura em parede é muito bom. Pretendo oferecer meu novo serviço à população assim que terminar meus estudos”, explica Robert.
Os cursos são oferecidos pela Seides, através da contratação dos serviços ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para qualificar profissionalmente 4.180 pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Reforma
O Eccos Japãozinho recebeu reformas na parte de instalações elétricas e hidráulicas, pintura em geral, colocação do forro, troca do telhado e, para atender às pessoas com necessidades especiais, os banheiros foram totalmente adequados. Para a realização da obra, o Governo do Estado, através da Seides, investiu cerca de R$ 49 mil.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alunos concluem cursos profissionalizantes ofertados no Eccos Japãozinho – Fotos: Ascom/Seides