[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dispostas a desenvolver competências necessárias para realizar a arrumação, limpeza e vistoria de apartamentos e áreas comuns dos meios de hospedagem, as alunas do curso de camareira, executado pelo Programa Sergipano de Qualificação Novos Rumos, participam nesta semana de aulas práticas em hotéis da cidade.

Atentas às explicações do instrutor, as alunas do curso, que estudam no Espaço Novos Rumos, do bairro Japãozinho, tiveram o primeiro contato com ofício.

Para Gilmara dos Santos, de 18 anos, a experiência de poder conhecer o trabalho realizado na prática foi enriquecedora. “Nas aulas teóricas aprendemos através de vídeos e explicações do professor. Mas essas informações que a gente recebe aqui no hotel são maravilhosas, pois podemos tirar nossas dúvidas e somo orientadas a fazer do jeito certo”.

Segundo o coordenador do Novos Rumos, Melquíades Freitas, o programa deve qualificar, até o final do ano, aproximadamente 540 pessoas para a rede hoteleira. “Para o setor de hotéis, o Novos Rumos vai qualificar até o final do ano 6 turmas de camareiras, 9 de auxiliar de limpeza, 1 de garçom, 2 de recepcionista em meios de hospedagem e 9 de recepcionista geral”.

De acordo com o instrutor do curso, Azael Prudente, as aulas práticas são fundamentais. “Passamos a maior parte do curso tendo aulas teóricas em que elas aprendem passo a passo o que uma camareira faz. Agora chegou o momento de conhecer na prática esse trabalho. Foram três dias de visitas a hotéis diferentes. As alunas conhecem o trabalho feito por camareiras em pousadas e em hotéis cinco estrelas”.

A aluna Silvia Oliveira, de 39 anos, trabalhou em casa de família desde os 13 anos e se mostra confiante. “Acredito que a responsabilidade não será diferente, já que irei manter o quanto do hotel sempre bem arrumado, como fazia nas casas onde trabalhei. Sempre fui zelosa e elogiada nos meus trabalhos, como camareira vai ser do mesmo jeito. Assim que terminar o curso, já começo a procurar emprego”.

Novos Rumos

O Novos Rumos foi lançado em agosto de 2011 pelo Governo do Estado de Sergipe, com o objetivo de resgatar a autoestima e oferecer à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

O programa faz parte do plano Sergipe Mais Justo, lançado pelo Governo de Sergipe e alinhado à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria. O plano fortalece as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando a igualdade a todos os lares de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.