[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A estudante da rede pública estadual Vilauba Cunha Pacheco Neta, portadora de deficiência auditiva, conquistou uma das vagas no curso de Informática da Universidade Tiradentes. Durante o ano letivo de 2010, Vilauba estudou no Colégio Estadual Dom Luciano e teve o acompanhamento da professora Maria Cristina de Oliveira, intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
 
“A notícia da aprovação da estudante deixou familiares e professores muito orgulhosos”, disse a professora Soraya Cristina Pacheco, mãe da estudante. Ela informou que o processo de aprendizagem de Vilauba teve início no Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). 
 
Da 1ª a 4ª série Vilauba foi aluna do Instituto e, segundo sua mãe, foi neste período que ela conheceu e passou a aprender Libras. “Também fiz questão de aprender a língua dos sinais para melhorar a comunicação dentro de casa e ajudar minha filha com as atividades escolares”, completou Soraya Cristina.
 
Usando a linguagem de sinais, Vilauba Pacheco comemorou a aprovação no vestibular e disse que o surdo é uma pessoa inteligente, e espera que cada um deles receba o apoio que precisa para vencer os obstáculos. “Somos inteligentes e precisamos que alguém facilite a comunicação para que possamos viver melhor”, ressaltou a estudante.
 
Vilauba disse ainda ter o desejo de enfrentar o vestibular para arquitetura e espera que as faculdades e universidades ofertem professores especializado em Libras, como faz o Colégio Dom Luciano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.