[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“É um momento de alegria participar dessa conferência, pois o grande desenvolvimento do Alto Sertão é sem dúvida, resultado das demandas ouvidas pelo governo através do Planejamento Participativo”. Esse foi parte do discurso feito pelo delegado de Monte Alegre, Aroldo José da Silva, na abertura da Conferência do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) 2012-2015, que chega ao Alto Sertão, no município de Canindé do São Francisco, nesta terça-feira, 5.

A conferência que busca consolidar os programas, projetos e ações propostas pelo Governo – a partir das plenárias que serão instaladas nos oito territórios sergipanos, para subsidiar a elaboração do PPA do estado de Sergipe – é realizada pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).

O gestor da Seplag, Oliveira Júnior, ressaltou a importância do encontro e pontuou dados de desenvolvimento do estado. “Esse é um dos momentos mais ricos que o governo pode ter para o planejamento e gestão. Elencando o Plano presidente Dilma no combate a miséria, Sergipe tem dados muito satisfatórios de uma clara redução da pobreza”, explicou o secretário.

“São melhorias de 99% na cobertura de energia elétrica através do programa ‘Luz para Todos’, melhoria dos índices de emprego, e um dado importante é que pela primeira vez, a média de geração de emprego no interior, foi maior que na capital, isso faz parte da política de interiorização do desenvolvimento. No Alto Sertão precisamos melhorar o acesso a água, para diminuir o sofrimento do povo sertanejo”, completou Oliveira Júnior.

O vice-prefeito de Poço Redondo, Alberto Araújo, parabenizou o Governo por não só abrir o diálogo com a sociedade, como também tornar real as demandas colocadas pela população. Já o vereador de Gararu, Cleber dos Santos, convocou a sociedade civil com o poder público para consolidar um novo Plano Plurianual.

O prefeito interino de Canindé do São Francisco, Marcondes Marinho, reforçou o compromisso que cada cidadão do território do Alto Sertão Sergipano. “É a hora de cobrar, de conversar e mostrar ao governo o que ainda é preciso ser feito, como também agradecer pelas melhorias já proporcionadas por meio das conferências”, disse o prefeito.

Trabalhos

O superintendente de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Marcel Rezende, fez uma breve apresentação sobre o balanço das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado no Alto Sertão. Durante o dia, as discussões giram em torno de três eixos temáticos: desenvolvimento social e afirmação da cidadania; infraestrutura produtiva e logística; e desenvolvimento econômico.

“Dentro dos grupos, os técnicos das secretarias de Estado referentes àqueles temas, ficam orientando nas proposituras das iniciativas e esclarecendo possíveis dúvidas dos delegados”, esclareceu a diretora de Planejamento Participativo da Seplag, Fernanda Cruz.

Alto Sertão Sergipano

O território do Alto Sertão Sergipano é formado por sete municípios: Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória e Monte Alegre de Sergipe. Esta é última Conferência do Plano Plurianual Participativo 2012-2015, que já passou nos oito territórios sergipanos, conversando com os delegados para subsidiar o Plano Plurianual de Governo, a sociedade civil também pode participar enviando suas sugestões através do site da Seplag.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.