Alegria e emoção marcam o Dia de Combate ao Câncer na Oncologia
Emoção e alegria. Estes foram os sentimentos que invadiram a alma e o coração dos pacientes, familiares e os profissionais de saúde do Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), que participaram da confraternização em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado nesta sexta-feira, 8, na recepção da radioterapia.
Uma roda de orações e músicas evangélicas abriu o evento contagiando e envolvendo a todos. Depois, foi a vez do trio pé de serra comandar a festa encerrando a semana de programação especial elaborada pela unidade. A programação, que teve início na última segunda-feira, 4, foi destinada para os pacientes que se divertiram com palestras, shows musicais, passeio de trenzinho, bingo e apresentação de vídeos motivacionais.
De acordo com Rute Andrade, coordenadora da Oncologia, foi uma semana de agradecimentos. “Essa foi uma semana repleta de atividades especiais e hoje é um dia de colocar a emoção pra fora para agradecer e celebrar a vida. Aqui na oncologia a nossa maior recompensa é a alegria e o reconhecimento dos pacientes”, explicou.
Representando a direção geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a coordenadora de apoio assistencial da região metropolitana, Isa Prado, destacou o trabalho de humanização que é desenvolvido no centro. “Quero agradecer a toda equipe que trabalhou durante a semana para desenvolver uma festa tão bonita e cheia de vida. Nós somos gratos pela garra e força com que se dedicam”, declarou.
Satisfação
Durante o evento, profissionais de saúde da unidade prestaram depoimentos sobre o que significa para eles trabalhar na oncologia. “Quando fui aprovada no concurso público em 2002, imaginei que iria trabalhar na maternidade Nossa Senhora de Lourdes, mas o chamado de Deus foi maior e me colocaram para trabalhar aqui na oncologia. Tenho amor à profissão e aos meus pacientes”, afirmou a técnica de enfermagem, Maria Elineuza dos Santos.
Em meio a tantas histórias, um misto de emoção e fé tomou conta do médico oncologista, José Geraldo Bezerra. Curado de um câncer na bexiga há cinco anos, ele contou para as suas pacientes como conseguiu vencer a doença. “Tive alguns casos de câncer na família e decidi ser médico. Mas Deus me reservou uma surpresa, também detectei um câncer em mim e passei por todo o tratamento, fui treinado a diminuir e a sentir a dor. Mas tenho certeza que a fé em Deus me curou”, falou emocionado.
Para a recreadora Maria Madalena Silva, o trabalho com as crianças oncológicas é gratificante. “Deus me deu uma missão especial. O meu dia a dia com as crianças é sempre um novo aprendizado. Só peço a ele que renove o meu amor para que eu possa dividir com eles sempre”, comentou.
Trabalhando com cuidados paliativos (modalidade de tratamento complementar), a médica Vanderlúcia Dutra destacou a importância do cuidado com os pacientes. “Trabalhar na oncologia é um exercício de fé, humildade e conforto. Aprendi que devemos ter respeito ao nosso próximo”, afirmou.
Celebração
Embaladas ao som de músicas gospel, pacientes e funcionários dançavam, cantavam e celebravam a vida. Em tratamento contra um câncer de mama há dois anos e meio, a dona de casa Edinete Carvalho Freitas, 49 anos, declarou que encontrou uma segunda família. “Esses eventos são como uma terapia pra gente. Pois esquecemos da doença que é dolorosa e fazemos novas amizades”, relatou.
O músico voluntário Agnaldo Souza, que cantou acompanhado das pacientes e funcionários que estavam afinados, revelou que estava satisfeito em poder contribuir de alguma forma com as atividades da Oncologia. “Minha mãe faleceu há três anos vitima de câncer, por isso quero participar sempre das atividades levando música e alegria para cada um de vocês”, declarou.
Já para Arlete Marcelino Gomes, 42 anos, as festas só trazem resultados positivos para o tratamento. “Adoro participar de todas as atividades, porque elas elevam a minha auto estima e me deixa mais alegre. Tenho certeza que ajudam principalmente para um melhor resultado no tratamento”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Alegria e emoção marcam o Dia de Combate ao Câncer na Oncologia – Fotos: Wellington Barreto