Alegria e emoção estiveram presentes na cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares
A Cerimônia de Abertura das Paralimpíadas Escolares 2013, que ocorreu na noite da última segunda-feira, 25, no Ginásio Poliesportivo Celso Furtado, em São Paulo, emocionou a todos que compareceram ao evento. A festa foi animada pela banda América, composta por músicos cegos, que levou muita emoção, alegria e entusiasmo à plateia. Os para-atletas Kleyton Souza, Jonathan de Assis e Adriene Santos representaram Sergipe durante o desfile de apresentação das delegações, que nesta edição teve a participação da delegação da Grã-Bretanha como convidada. As competições do maior evento paralímpico escolar do mundo prosseguem até o dia 30 de novembro.
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), disponibilizou passagens aéreas aos 44 membros da delegação, entre atletas e dirigentes, para a capital paulista. Os para-atletas sergipanos disputarão nas modalidades para-atletismo, paranatação e voleibol sentado.
O vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ivaldo Brandão, que abriu oficialmente o evento, declarou a importância do esporte para o jovem com necessidades especiais. “Nas quadras, nas piscinas e nas pistas somos todos iguais. Esta é a intenção dessas competições: mostrar que todos temos potencial e capacidade de vencer barreiras. Parabéns a todos vocês, que já são vencedores em participar do maior evento paralímpico estudantil do mundo e que este ano se tornou um evento internacional com a participação da Grã-Bretanha, outros países já confirmaram a participação na próxima edição das Paralímpiadas”, declarou Brandão.
Dentre as autoridades presentes, Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “O estado de São Paulo se sente honrado em, mais uma vez, sediar um evento desta magnitude, que promove a inclusão, o direito à cidadania plena e à oportunidade desses brilhantes jovens mostrarem toda a sua garra, superação e potencialidade. Boa sorte e parabéns a todos vocês, que são vencedores. São Paulo e Brasil sentem-se orgulhosos de poder sediar o maior evento paralímpico estudantil do mundo”, declarou a secretária.
Representando o prefeito Fernando Haddad, Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, deu as boas vindas a todos os para-atletas. “São Paulo, mais uma vez, está de braços abertos para receber esses jovens que já são vencedores e provam que o esporte é capaz de superar qualquer obstáculo. Desejo a todos vocês sucesso. Vocês já são vitoriosos”, declarou a secretária.
O para-atleta Kleyton Souza, aluno da Escola Municipal Carvalho Neto, não escondeu a emoção de estar representando Sergipe no evento. “É uma grande alegria representar meu estado e minha escola nas paralimpíadas e conhecer essa atleta vitoriosa (a velocista Lorena Spoladore) que mostra que a prática esportiva possibilita a todos vencer barreiras. Quero conquistar muitos méritos para o meu estado”, revelou o aluno.
Paralimpíadas Escolares
As Paralimpíadas Escolares Brasileiras, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), são o maior evento esportivo do gênero no mundo e reúnem este ano mais de 2 mil estudantes do Brasil. Os para-atletas disputarão medalhas nas modalidades bocha, futebol paraparalisados cerebrais (futebol de 5 e de 7), goalball, judô, para-atletismo, paranatação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado.
Para participar das competições, os para-atletas devem ter algum tipo de deficiência, seja ela física, visual ou mental, e idade entre 12 e 19 anos. Também devem estar matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial. A delegação sergipana foi classificada durante a segunda etapa dos XXX Jogos da Primavera que ocorreram no mês de setembro.
- Alegria e emoção estiveram presentes na cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares – Fotos: Ascom/Seed