[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de desenvolver ações que permitam consolidar e fortalecer o arranjo produtivo da mandioca, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) realizou, na última quinta-feira, 22, na propriedade de José Arnaldo dos Santos, na comunidade São Miguel, município de Propriá, uma demonstração de métodos sobre adubação de cobertura para a cultura, na variedade kiriris, no intuito de estimular a produção de manivas-sementes e a implantação de bancos de produção, onde participaram 10 pessoas, entre técnicos e agricultores.
 
Como o objetivo é aumentar a oferta aos agricultores, as manivas-sementes, recomendada pela Embrapa por conta de sua resistência à podridão radicular, estão sendo implantas em campos de produção de propriedade de agricultores familiares assistidos pela Emdagro. Um desses campos foi instalado na propriedade do Sr. Arnaldo, sob a responsabilidade do técnico Alberto Francisco Rocha, que orienta práticas agrícolas recomendadas para a produção, a exemplo de tamanho da maniva, preparo do solo, espaçamento, tratos culturais, adubação, entre outras.
 
“Hoje, foi realizada uma demonstração de métodos sobre adubação de cobertura, mostrando aos agricultores a quantidade e tipo de adubo recomendado após a análise de solo e a forma de aplicação”, explicou o técnico Alberto Francisco, acrescentando que as manivas-sementes deverão ser repassadas a outros agricultores. Na sequência, o técnico mostrou ainda a cova deve ser feita numa distancia de 60 cm da planta, onde deverá ser colocado o adubo e, após, coberta.
 
O agricultor José Arnaldo dos Santos, se disse otimista com qualidade da mandioca kiriris. “Estou muito confiante no resultado desse trabalho, porque percebi que o desenvolvimento da planta está superior às suas experiências anteriores com a cultura”, comentou. O agricultor fez questão de relembrar como era feito o trabalho no campo quando o mesmo era criança. “Desde os tempos dos meus avós nunca houve descanso da terra, sempre plantando mandioca, colhendo e tornando a plantar e a terra é como a gente, precisa de alimento pra não ficar fraca”.
 
Na oportunidade, o agricultor Arnaldo recebeu kits de sementes de hortaliças para implantação de uma horta doméstica de 150m² e orientações sobre as técnicas de produção com base agroecológica.
 
Por fim, acompanharam a atividade, além dos agricultores, o supervisor regional Paulo Roberto Barbosa, o técnico Francisco Tavares e os assessores estaduais Wagner Brito, Wilton Meneses e Angélica Freitas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.