[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dezenove agricultores familiares assistidos pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) participaram nesta terça-feira, 5, da segunda edição da ‘Feira da Agricultura Familiar – Promovendo Saúde e Inclusão’, realizada pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) com o apoio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas).

De acordo com o articulador da Rede de Produtos Diferenciados da Empresa, Wagner Brito, os agricultores assistidos pela Emdagro fazem parte das Organizações de Controle Social (OCS’s) do Leste Sergipano, Sul Sergipano, Agreste Central e Alto Sertão e comercializaram produtos livres de venenos e certificados pelo Ministério da Agricultura. Segundo ele, essa segunda edição da Feira reuniu um número maior de consumidores. “Com a divulgação que está sendo feita, tornando esse espaço de produtos saudáveis cada vez mais conhecido, com certeza a demanda vai aumentar e a Emdagro vai poder também trazer um maior número de agricultores familiares que fazem parte das OCS’s, para comercializar os seus produtos”, afirmou Wagner.

“Por reconhecer a importância da relação de confiança estabelecida entre produtores e consumidores, em toda a história do movimento orgânico, a legislação brasileira abriu uma exceção na obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos que são vendidos diretamente aos consumidores, em feiras e pequenos mercados locais. A OCS tem o papel de orientar os associados sobre a qualidade dos produtos orgânicos e, para que tenha credibilidade e seja reconhecida pela sociedade precisa estabelecer uma relação de organização, comprometimento e confiança entre os participantes”, explicou Wagner Brito.

Para o agricultor assistido pela Emdagro e membro da OCS Sul Sergipano, Hélio de Souza Oliveira, a Feira está um sucesso. “Na primeira feira eu trouxe 500 tangerinas e levei de volta 150. Nessa 2ª, trouxe 1000 frutas e vendi todas”, vibrou o agricultor. A próxima edição da Feira da Agricultura Familiar na Seides está marcada para o dia 4 de agosto. Além disso, o Governo do Estado – através da Emdagro e em parceria com as prefeituras municipais – irá realizar no dia 5 de agosto a 1ª edição da Feira de Produtos Agroecológicos em Japaratuba, envolvendo os agricultores familiares da OCS do Território de Leste Sergipano.

Já no dia 3 de setembro, em Itabaiana, será a vez dos agricultores da OCS do Agreste Central e da Associação dos Produtores Orgânicos da Região Agreste (Aspoagre). As Feiras de Japaratuba e Itabaiana serão realizadas semanalmente e irão envolver apenas agricultores familiares que produzem orgânicos – ou seja, garantia de alimentos sem venenos e saudáveis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.