[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Alcoolismo, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis; gravidez na adolescência e Aids foram os temas das peças teatrais que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, abordou no começo da noite de ontem, dia 25, na praça Fausto Cardoso. As apresentações fazem parte do projeto “A arte de prevenir – É melhor que remediar”.
“Utilizamos estas orientações lúdicas como uma maneira de conscientizar a população sobre a importância em se tomar medidas preventivas”, explicou o secretário municipal de saúde, Rogério Carvalho. A intenção do projeto é atingir também as comunidades dos bairros.
Com uma média de 20 a 25 minutos de encenação, cada peça expressa uma idéia diferente apresentada pelos agentes comunitários de diversas unidades de saúde do município, trazendo como pano de fundo o questionamento de problemas da própria comunidade.
“Durante seis meses, pouco mais de 100 agentes comunitários foram capacitados por uma equipe dos mais renomados profissionais do teatro sergipano”, disse Nadja Piauitinga, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Informação Social da SMS.
Adultos, jovens, adolescentes e até crianças que passavam pela praça paravam para prestar atenção em cada informação passada. “A melhor coisa é prevenir”, disse a estudante Rosângela Maria dos Santos, 23.
“Este recurso que a Secretaria Municipal de Saúde utiliza é válido por se tratar de uma linguagem de fácil assimilação”, disse a coordenadora de Artes do projeto, Vírginia Lúcia Menezes.
Hoje, às 17 horas, serão apresentadas as peças “Dengue”, “Aleitamento materno”, “Hipertensão” e “Diga não à violência”. Na próxima sexta-feira, dia 27, em homenagem ao dia do idoso, o grupo dos agentes-atores do bairro Santos Dumont estará apresentando uma peça sobre hipertensão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.