[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Historicamente, os meses de abril e maio são os de maior incidência em casos de dengue em Sergipe. Para evitar qualquer surto ou epidemia da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) trabalha durante todo o ano, inclusive com atuação de uma Brigada Itinerante.

Esta semana, foi a vez da Brigada atuar no município de Itaporanga D’Ajuda. Durante  a manhã da terça-feira, 26, os agentes  dividiram-se em quatro grupos e seguiram pelas casas do povoado Caueira fazendo a visitação. A realização dessa parte do trabalho nem sempre é fácil mas, com uma boa explicação, eles conseguem realizar a vistoria.

“As pessoas costumam ser receptivas, mas já houve casos em que se recusaram a abrir as portas para que pudéssemos entrar. Quando isso acontece a gente tenta conversar para amenizar a situação e explicamos sobre a dengue para que entendam como é importante cuidar para evitar a proliferação do mosquito”, relembrou a agente Edvânia Santos.

Trabalhar como agente nem sempre é fácil. Envolve muito tempo de caminhada e traquejo para tratar com as mais diferentes pessoas, mas o resultado é satisfatório. “A visita deles é muito importante. Eles explicaram tudo aquilo que a gente deve fazer para evitar a doença. Foram educados e também nos indicaram procurar o posto médico quando a gente sentir os sintomas da dengue.”, garantiu Edvaldo Martins, trabalhador rural que teve sua casa visitada na manhã da última terça-feira.

Desde janeiro, quando iniciaram suas atividades, esses agentes já passaram por quatro municípios. “Já trabalhamos durante um mês nos povoados de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e agora estamos em Itaporanga. Vamos a cada um deles com o objetivo de proteger a sociedade”, explicou o supervisor de campo Cláudio Santos.

Dados da dengue

Neste ano, de janeiro a maio, foram notificados 7.403 casos de dengue em todo o estado. Desses, 1.974 foram confirmados, não houve nenhum óbito.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.