Agentes comunitários de saúde receberão novos materiais de trabalho
O anúncio foi feito na tarde de ontem durante reunião entre o secretário Marcos Ramos e o Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias do Município de Aracaju (Sacema). Os uniformes (calças, camisas e sapatos) e uma sacola funcional já estão em processo licitatório e devem chegar dentro daquele mesmo prazo. O secretário ressaltou que o material de trabalho para os ACSs é fundamental, “principalmente nessa época de chuva”, enfatizou.
Para o presidente do Sacema, José Antônio Santos, o diálogo com o secretário Marcos Ramos foi positivo. “Foi bom, por conta da abertura do diálogo e porque foram atendidos vários pontos que foram colocados na reunião”, comentou. No encontro, também ficaram definidos o abono das faltas dos agentes que paralisaram as atividades de combate à dengue desde o dia 25 de junho e a liberação parcial dos dirigentes do Sacema para ficar à disposição do sindicato.
A possibilidade de efetivação dos agentes comunitários de saúde foi outro assunto tratado na reunião, mas ficou para ser discutido em uma outra ocasião, já que é um tema complexo que envolve questões jurídicas e, portanto, demanda tempo para ser estudado.
Também participaram da reunião a chefe de gabinete da SMS, Ana Márcia; a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Eurides Rosa; a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (do qual faz parte o controle da dengue), Gina Blinoffi; a diretoria do Sacema, de um representante da Fundação Nacional de Saúde, do vereador Fábio Henrique, além das assessorias jurídicas da SMS e do Sacema.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]