Agentes ambientais promovem ação educativa com moradores da Coroa do Meio
O intuito do grupo de agentes, que é formado por pessoas da própria comunidade, é orientar os moradores da região para o cuidado com a preservação ambiental e de forma particular para não jogar o lixo no mangue. A ação faz parte do Programa de Recuperação Ambiental que integra a obra de reurbanização do bairro. Segundo a assistente social que acompanha o grupo, Onildete Sousa de Almeida, esse trabalho de educação tem sido feito continuamente. “Hoje nós estamos explicando algumas ações para melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou.
A dona de casa Nicélia Alves dos Santos, que há três meses ganhou o imóvel da prefeitura, foi uma das moradoras a receber os agentes em sua residência. “Eu já conhecia o trabalho deles. É ótimo, maravilhoso”, elogiou. Ela afirma que sempre deixa o lixo na porta de casa, pois a coleta é feita regularmente. “O certo é esse, mas constantemente vejo pessoas colocando lixo no mangue”, contou inconformada. Para complementar o trabalho dos agentes, a atividade deste final de semana contou com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
A empresa enviou uma equipe composta por 14 pessoas e uma caçamba para fazer a limpeza da área de manguezal, local onde muitas pessoas ainda insistem em depositar lixo. De acordo com a fiscal da Emsurb, Rosemary Oliveira, esse serviço é feito sempre que solicitado. “Tiramos muito lixo, muita sujeira em toda a área verde, mas não deu para terminar. Vamos voltar na próxima terça-feira”, informou a fiscal, lembrando que há um mês atrás o mesmo serviço de limpeza foi feito no local e hoje encontraram a mesma quantidade de lixo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Agentes ambientais promovem ação educativa com moradores da Coroa do Meio – Fotos: Márcio Garcez