[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Moradores inseridos no projeto de reurbanização do bairro Coroa do Meio participam da última semana da Oficina de Reciclagem de Papel da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb). O curso de reaproveitamento de papel para a confecção de peças vendáveis foi destinado especialmente para os moradores que atuam como agentes ambientais do Programa de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

A oficina será encerrada na próxima sexta-feira depois de mais de 80 horas dedicadas a aprendizagem da reutilização de papel. A iniciativa foi efetivada numa ação conjunta entre a Emsurb, que cedeu os instrutores da oficina e a Seplan, responsável pela coordenação do grupo de agentes ambientais para os quais o curso foi destinado. Durante pouco mais de um mês, os 25 moradores da comunidade tiveram encontros quatro vezes por semana.

Os trabalhos foram divididos em quatro módulos com 20 horas de duração cada, com aulas teóricas e principalmente práticas. “Os encontros serviram para mostrar aos agentes como aproveitar o papel que iria para o lixo na confecção de peças, decorativas ou de uso doméstico, que podem ser vendidas e transformadas numa fonte de renda”, informou Elizabete de Sá Cezar, uma das três instrutoras da Emsurb.

De acordo com a instrutora a oficina rendeu um bom aproveitamento dos participantes. “Alguns tem mais criatividade do que outros, mas todos tiveram uma boa participação e mostraram interesse”, completou Elizabete Cézar. Todos os agentes participantes receberão certificado de conclusão da oficina, que é o 36º curso de capacitação já oferecido para os moradores do local dentro do projeto de reurbanização do bairro.

Agentes Ambientais

Há cerca de três anos o Programa de Educação Ambiental vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju no bairro Coroa do Meio através da Secretaria de Planejamento. Segundo a sua coordenadora, Leonilde da Silva Agra, o grupo de agentes ambientais foi formado pelos moradores que foram transferidos das palafitas para as novas casas construídas pela administração municipal.

Os moradores que participaram dos cursos de capacitação se tornaram também multiplicadores dessas ações, para trabalhar junto à comunidade. “O grupo nasceu do desejo expressado por eles durante os cursos de capacitação. Depois disso fizemos a capacitação específica para os agentes ambientais com duração de 40 horas”, informou a coordenadora, acrescentando que já é possível perceber algumas mudanças de comportamento dentro da comunidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.