[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Está em fase final a construção da adutora que vai interligar as Estações de Tratamento (ETA’s) João Ednaldo e Poxim, em Aracaju. A adutora servirá para complementação da produção do Poxim nos períodos de verão, utilizando a água do rio São Francisco.

Segundo a Diretoria de Operações, num primeiro momento, a obra tem como objetivo reforçar as condições de oferta de água nos casos especiais e possibilitar que a ETA Poxim receba água do rio São Francisco para ser tratada. Esta obra, juntamente com os serviços de recuperação das bombas do São Francisco, que deverão proporcionar um aumento da produção deste sistema, dará condições de se manter inalterada a capacidade de produção do sistema do Poxim nos períodos de seca.

Posteriormente, a ETA Poxim será ampliada e também receberá um maior volume de água com a construção da barragem do rio Poxim-Açu. "Atualmente, o Poxim não tem qualquer derivação advinda da João Ednaldo. Com essa adutora, caso haja necessidade, a Estação de Tratamento Poxim vai ter condições de tratar a água do São Francisco, servindo de opção em casos emergenciais. Podemos classificar como uma obra preventiva para a cidade, que certamente vai evitar a queda da produção do Sistema Poxim quando concluída", explicou Sílvio Múcio Farias, diretor de Operações da Deso.

Sílvio Múcio explicou que serão cerca de três quilômetros de adutora de água bruta, que saem da ETA João Ednaldo, no povoado Sobrado, em Nossa Senhora do Socorro, e vão até a Poxim, que fica próxima à Universidade Federal de Sergipe (UFS), no bairro Capucho. Toda a linha é em ferro fundido, com diâmetros de 600mm e 500mm. A previsão é que na próxima semana o assentamento dos tubos seja concluído, passando à etapa das interligações de rede, efetivando a sua operacionalização. "Quando for necessário poderemos acioná-la e assim manter o abastecimento na região atendida pelo sistema Poxim", completou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.