Adutora do Semi-Árido tem 75% dos canos já implantados
O encarregado de tubulação, Olímpio da Silva, 52, é um dos 600 operários que, direta ou indiretamente, estão trabalhando na construção da nova Adutora do Semi-Árido, no sertão sergipano. É essa mão-de-obra empregada na própria região que já colocou 75% dos canos da adutora. No total, o Governo do Estado já instalou 36,5 dos cerca de 50 quilômetros de tubulação que levará água do rio São Francisco, captada na Ilha do Ouro, em Porto da Folha, até o reservatório final, na cidade de Nossa Senhora da Glória. As obras vão promover a regularização no abastecimento de água e permitir a ampliação do atendimento para mais 112 mil habitantes, mediante a implantação de novas obras de distribuição de água.
"Esse é dos mais relevantes investimentos que o Estado está fazendo na sua infra-estrutura social. São obras que vão melhorar a oferta de água tratada em municípios do sertão e agreste sergipano, regularizando a distribuição de água em toda essa região e ampliando o sistema para atingir comunidades que até o momento não tinha acesso", ressalta o governador Marcelo Déda.
Aliada à automação e reforma do sistema integrado das Adutoras do Alto Sertão e Sertaneja, as obras do Governo do Estado vão regularizar o abastecimento de água em 25 municípios dos territórios do Alto e Médio Sertão, Agreste Central e Baixo São Francisco No total, os recursos do Programa Pró-Água, provenientes de um convênio entre Governo do Estado e Ministério da Integração Nacional, somam R$ 68,9 milhões de investimentos.
Na avaliação do prefeito de Nossa Senhora da Glória, José Israel Andrade, a Adutora do Semi-Árido é uma obra decisiva para resolver a demanda dos moradores do Alto Sertão, que sofrem há quase duas décadas com a insuficiência do abastecimento de água na região. "O reforço dessa adutora será essencial para não só melhorar a distribuição de água para toda essa população do Estado, como também para ajudar a desenvolver economicamente toda essa área de comunidades que trabalham com a agricultura e a pecuária", analisou o prefeito da cidade mais conhecida como a capital do sertão sergipano.
Etapas da Obra
Executada pela Companhia de Saneamento Básico (Deso), a obra da Adutora do Semi-Árido está dividida em oito etapas, que percorrem 56,2 quilômetros. A adutora sai de Porto da Folha, a 190 quilômetros de Aracaju – ao lado da já existente Adutora do Alto Sertão -, atravessa o município de Gararu e chega ao reservatório em Nossa Senhora da Glória, localizada a 126 quilômetros da capital.
A instalação e o lançamento do flutuante de captação de água no rio São Francisco, na Ilha do Ouro, compõem a primeira obra das oito etapas de construção da nova adutora. Já pronto, o equipamento vai ser lançado no Velho Chico e terá a capacidade de bombear 300 litros de água por segundo. Até chegar a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada também em Porto da Folha, a tubulação de 600 mm percorre quase seis quilômetros de extensão transportando água bruta que passa pela primeira das três estações elevatórias que estão implantadas ao longo do percurso da adutora.
"A partir da ETA, que corresponde à terceira etapa da obra, a água já começa a ser transportada de forma tratada. Daí passa pela segunda estação elevatória, que ajuda a bombear a água para uma caixa de passagem que está sendo construída no povoado Lagoa Rasa, no município de Gararu", explica o engenheiro responsável pela supervisão da obra, Wilson Pereira. Quinta etapa da obra, a caixa de passagem vai funcionar como um reservatório de concreto armado de 13,92 metros de altura e oito metros de diâmetro.
Da caixa de passagem até a terceira estação elevatória, a tubulação percorre mais 14 quilômetros. Depois passa por outra elevetória, essa bombeia até um reservatório (uma caixa de passagem) que leva água até Lagoa Rasa, em Gararu, onde tem outra elevatória, de lá bombeia de novo até um reservatório em Nossa Senhora da Glória.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Adutora do SemiÁrido tem 75% dos canos já implantados – Foto: Ascom/Deso