[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os programas sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão proporcionando grandes oportunidades para adolescentes, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. O grande marco para uma parcela destes adolescentes foi a festa de conclusão do curso de Assistente Administrativo oferecido pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai) dirigido a 17 adolescente egressos do Programa Jovem Aprendiz da Semasc.

O curso tornou-se realidade graças à parceria firmada entre a Semasc e o Senai, que possibilitou a formatura de 17 adolescentes que fazem parte do projeto. No curso oferecido pelo Senai, os jovens participaram de uma jornada de estudos com duração de 800 horas, que incluíram aulas teóricas, visitas técnicas a empresas e desenvolvimento de pesquisa cientifica.

Esta é a segunda turma composta por alunos egressos do Programa Jovem Aprendiz que conclui o curso. A festa, com a entrega dos certificados, aconteceu no auditório do Senai, quando os alunos receberam homenagem especial da Semasc. A diretora de Assistência Social da Semasc, Edivaneide Souza Paes Lima, representou a Prefeitura de Aracaju durante a solenidade de entrega dos certificados. “É algo que tem valor e que merece continuidade. O Senai é conhecido nacionalmente em termo de aprendizagem industrial e isso torna mais ativa a qualificação da Secretaria de Assistência Social, viabilizando a inserção desses jovens no mercado de trabalho”, analisa a diretora.

O Projeto Jovem Aprendiz tem como objetivo inserir jovens ao mercado de trabalho através de estágios em empresas e órgãos públicos. Os recém-formados que compõe esse projeto destacam a importância do curso para a sua vida. Para Priscila Virgínia, 17 anos, o momento representa uma missão cumprida. “Sinto-me realizada com a jornada de aprendizagem. O meu objetivo é ocupar uma vaga de trabalho mo mercado”, diz. “Acredito que estou capacitada para essa função que desejo exercer”, conclui. Aline Katiene Santos, também com 17 anos, não esconde a emoção. “É um momento especial para todos nós formandos. O tempo que passamos aqui adquirimos conhecimentos no sentido profissional e pessoal”, analisa. “Agora estou capacitada para o mercado de trabalho e agradeço ao Programa Jovem Aprendiz, a Prefeitura de Aracaju e o Senai por essa oportunidade”, comenta.

Com um largo sorriso, Leandro Lopes de Jesus, 18, revela que agora está esperando apenas uma oportunidade de trabalho para executar a experiência que adquiriu no Senai, a partir do convênio feito pela Semasc. “Estou satisfeito com que aprendi e pretendo fazer uma boa atuação na primeira oportunidade que eu encontrar”, confessa.

Emotivo, Alan Santos da Silva comemora. “Essa formatura representa algo muito importante para todos os formandos. Estamos lutando por um só objetivo e espero que todos consigam. Aqui adquiri muitas experiências. Agradeço à Prefeitura de Aracaju, ao Programa Jovem Aprendiz e à Semasc pela oportunidade”, comenta.

Participaram do evento, o supervisor da Unidade CETAF (Centro de Educação e Tecnologia) do Senai, Marcos Pádua Rabelo Costa; o técnico de Nível Superior, José Reis; a gerente de Educação e Tecnologia, Silva Regina Delmondes; o gerente de Recursos Humanos da Construtora Cosil, Jonaldo Oliveira Melo; a diretora de Assistência Social da Semasc, Edivaneide Souza Paes Lima, e o professor José Eduardo Oliveira, do Senai.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.