[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os adolescentes assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão disseminando informações sobre a nova política de assistência social que começa a ser implantada no país a partir do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Eles levam as informações a variadas comunidades encenando uma peça teatral com linguagem clara e acessível.

São os adolescentes que integram o Programa Agente Jovem, executado pela Semasc em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome, que encenam a peça SUAS – Tempo de Construção. Na última apresentação, eles levaram as informações à comunidade acadêmica na Universidade Federal de Sergipe. A presença dos adolescentes no campus universitário revolucionou os hábitos dos acadêmicos. Muitos deles até interromperam a refeição para prestar atenção nas mensagens transmitidas pelos adolescentes do Agente Jovem por meio da encenação teatral.

A peça, que aborda o novo sistema único de assistência e assistida por diversos estudantes da UFS no restaurante universitário, encantou os acadêmicos. Para o coordenador de Promoções Culturais da UFS, Marcos Monteiro, a peça tem um imenso valor para a universidade. “Para os estudantes isto é uma aula ilustrativa. Não só para os alunos do curso de Serviço Social como para todos os alunos da universidade, esta peça é uma forma de mostrar como funciona a política pública de assistência”, destaca. “Gostaria muito de parabenizar a iniciativa da Prefeitura de Aracaju, que, além de tudo, está também fomentando a cultura”, complementa, ao avaliar o desempenho dos jovens que participam da peça.

O presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social, Heide Damasco, diz que o SUAS é algo novo. Para ele, são poucos os municípios que implantaram este novo modelo. “A Prefeitura de Aracaju está à frente das outras”, observa. “Esta iniciativa da Prefeitura é ótima para nós, alunos do curso de Serviço Social, porque a peça realmente esclarece melhor o que vem a ser o Sistema Único de Assistência Social”, revela. “Eu estou adorando a peça por dois motivos: primeiro porque são os meninos que são assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência de Aracaju que estão apresentando e, segundo, porque eles passam, de forma descontraída, um conteúdo que a gente precisa saber e que é tão sério e tão denso”, complementa o estudante, ao analisar a peça.

Os acadêmicos não escondem o entusiasmo por terem acesso a informações sobre o SUAS de forma simples e direta. “Estou gostando da peça por ser uma coisa nova que os estudantes não estão habituados, e, principalmente por ser uma iniciativa de um órgão público que vem informar a população em geral encenando uma peça teatral”, avalia Ingredi Palmieri, aluna do terceiro período de Serviço Social da UFS. Robério Santos, aluno do curso de espanhol, não desgrudou os olhos dos atores mirins durante a exibição, encantado com os talentos dos adolescentes do Agente Jovem. “Eles têm uma expressão corporal fascinante e se expressam com muita clareza, além de passarem a informação perfeitamente”, diz.

Robério observa ainda a necessidade do tema ser abordado com bastante freqüência para que a sociedade possa se conscientizar de tudo o que acontece em termos de política de assistência. “E esta peça não deixa de ser uma forma de conscientização dos problemas sociais. E, por isso, eles estão de parabéns”.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania está mantendo contatos com a Universidade Tiradentes para que os adolescentes do Agente Jovem possam encenar a peça para os alunos daquela instituição de ensino superior também possam adquirir conhecimentos sobre o SUAS. A pretensão da Semasc é divulgar o novo modelo da política de assistência para o maior número de pessoas possíveis na capital sergipana.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.