Adolescentes atendidos pela Semasc se destacam em Campeonato Nacional de Karatê
Auto-classificados como “garotos desocupados” antes de serem atendidos pelos projetos sociais da Semasc, as crianças e os adolescentes vivem hoje uma nova realidade, mostrando que a perseverança, o esforço e a oportunidade são ingredientes indispensáveis na conquista de espaço. As atividades realizadas no Projeto Criança Cidadã da Semasc trouxeram grandes impactos na vida destas crianças e adolescentes. “Antes ficava em casa desocupado, depois que entrei no Projeto Criança Cidadã aprendi muitas coisas boas”, resume Cleiton. “Sinto-me muito bem na Oficina de Karatê do Projeto”, complementa.
Participar de um campeonato brasileiro traduz momentos de felicidade para todos os garotos que conseguiram integrar a Seleção Sergipana de Futebol. “Para mim, foi uma grande conquista participar desse campeonato. Dessa vez, não deu para trazer medalhas, mas é um grande passo para nós atletas de Karatê representar a nossa entidade lá fora”, observa, referindo-se à Semasc.
“Essa é minha segunda participação em Campeonato Brasileiro de Karatê. Estou contente e orgulhoso com a classificação que obtive”, observa Jonh Lennon, o quarto colocado na modalidade Kata, na categoria Juvenil A. “Representar o Projeto Social da Prefeitura Municipal de Aracaju, onde estamos inseridos, é muito importante, pois foi ele que nos deu essa postura esportiva que temos hoje”, observa, com orgulho. “Quando cheguei no Projeto, eu era desocupado e hoje sinto-me orgulhoso com o esporte que pratico. Devemos agradecer o apoio que a Semasc nos dá”.
Das competições, que foram realizadas no Centro Esportivo dos Guararapes (CEG), situado na Universidade Guararapes, em Recife, participaram 17 equipes, totalizando uma atuação de cerca de 700 atletas de ambos os sexos, incluindo os quatro adolescentes atendidos pela Semasc, que fazem parte do Programa Criança Cidadã.
O atleta Luan Ulisses Bezarra não obteve resultado classificatório, mesmo assim está satisfeito com seu desempenho no campeonato marcado por grandes disputas. “Foram vários dias de treinamentos. Dessa vez não deu para conquistar a classificação, mesmo assim estou muito feliz por ter participado”, observa, eufórico. “Através da Semasc, hoje somos reconhecidos como bons atletas”, analisa.
Este grupo integra a Oficina de Karatê, cujas aulas são ministradas no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família, Professor Gonçalo Rollemberg Leite conduzidas pelo instrutor José Macedo Neto. “Mesmo sem conquistar medalhas, o importante é competir”, analisa o instrutor. “Eles concorreram com atletas conhecidos nacionalmente e são bem preparados, por pouco não subiram ao pódio”, revela Macedo. Para o instrutor, os garotos deram um grande passo na prática esportiva no momento em que saíram do Estado para participar de um Campeonato Nacional.
Confira a classificação dos atletas da Semasc no Campeonato Brasileiro de Karatê:
* José Cleiton Santos, 11 anos, Categoria Infantil = 4º lugar na Modalidade Kmitê
* Jonh Lennon, 14 anos, Categoria Juvenil A = 4º lugar na Modalidade Kata
* Rodrigo Santos da Silva, 15 anos, Categoria Juvenil B = 5º lugar na Modalidade Kumitê[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Adolescentes atendidos pela Semasc se destacam em Campeonato Nacional de Karatê – Fotos: Wellington Barreto