[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para voltar às atividades sócio-educativas com adolescentes atendidos no Projeto Criança Cidadã, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem proporcionando várias atividades recreativas e diversificadas neste mês de janeiro. Só na primeira semana de Projeto, nos dias 10 e 11, cerca de 100 adolescentes visitaram o Parque da Cidade, onde puderam conhecer o espaço e apreciar a beleza do local e dos animais que se encontram no zoológico do Parque, além de terem acesso a verdadeiras aulas de cidadania e da importância da preservação ambiental.

Apesar de uma longa caminhada dentro do parque, disposição não faltou entre os adolescentes que percorreram cada canto sem demonstrar cansaço algum. A alegria e a euforia entre os adolescentes demonstraram a satisfação com o passeio proporcionado pela Semasc que ainda vem planejando várias atividades a serem desenvolvidas com os adolescentes neste mês de janeiro para que possa ser estimulada uma maior integração social e harmônica entre eles.

O passeio uniu o útil ao agradável. Nesta atividade, os adolescentes puderam se divertir com as brincadeiras recreativas, participar de competições esportivas como futebol, queimado, vôlei e, também, relaxar num ambiente verde propício à tranqüilidade e harmonia. O momento também foi oportuno para os educadores sociais relembrarem com os adolescentes um dos temas transversais abordado nas Oficinas Sócio-educativas do Projeto Criança Cidadã relacionados ao “Meio Ambiente”. Mais uma vez a garotada foi alertada sobre a importância de preservar o meio ambiente e a não jogando lixo nas ruas.

Os adolescentes ficaram encantados com a oportunidade. João Pedro Alves Cruz Santos, 15, não escondeu a felicidade com o passeio. “Eu gosto de vir aqui sempre porque eu adoro ver esses bichos. É bom demais quando o Projeto leva a gente para conhecer esses lugares. A gente passeia e aprende também”, observa o adolescente, que já está no Projeto Criança Cidadã há dois anos. “Esse tempo que estou no Projeto já foi bom demais para eu aprender coisas novas. Eu antes não tinha essa oportunidade já que eu trabalhava pegando carrego na feira, mas hoje eu tenho porque eu só vou à escola e ao Projeto, onde adquiro conhecimento e aprendo coisas boas”, revela.

Para o adolescente Paulo César dos Santos Junior, 17, o passeio foi inesquecível. “Primeira vez que venho aqui e estou achando lindo o local. Fiquei encantado com esses animais, principalmente com as araras que são coloridas. Eu estou conhecendo vários lugares diferentes desde quando entrei no Criança Cidadã”, revela. “Antes eu não tinha essa chance porque eu trabalhava como engraxate durante todo o dia, mas quando entrei no Projeto parei de trabalhar, voltei à escola e agora estou tendo mais oportunidade na minha vida”.

Paula Valéria Santos Conteiros, 15, apesar do pouco tempo que está no Projeto, dois meses, também faz questão de comentar que o Projeto já vem demonstrando resultados positivos na sua vida. “Meu comportamento já mudou bastante tanto em casa quanto na escola. Eu agora estou mais consciente que devo estudar e isso eu aprendi no Projeto, pois antes eu só ficava em casa e agora me ocupo no Projeto, onde tenho oportunidade de aprender coisas diferentes e conhecer lugares diferentes como esse”, observa.

A educadora social Cristiana Santos reconhece que atividades proporcionadas no Programa contribuem para melhorar a integração social entre eles. “É uma forma deles se conhecerem melhor já que cada um participa de uma oficina diferente no Projeto. Além disso, janeiro é um mês de férias e recreação. É fundamental para eles que estão no período de férias escolar e esse passeio é uma distração para todos eles”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.