[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Crianças e adolescentes atendidos pelos programas sociais executados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estarão em Brasília, onde apresentarão a peça teatral SUAS – Tempo de construção. A apresentação será feita na próxima quinta-feira, dia 8, durante o encerramento da 5ª Conferência Nacional da Assistência Social, que está sendo realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães – Eixo Monumental, com a participação do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Os adolescentes embarcarão nesta terça-feira, dia 6, às 10h do Centro de Referência da Assistência Social Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão.

“SUAS – Tempo de Construção” é um espetáculo criado na Oficina de Teatro coordenada pelo ator Rivaldino Santos, que compõe a equipe de educadores sociais da Semasc, com o propósito de informar e explicar a nova versão da política de assistência no âmbito nacional a partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

O espetáculo é encenado por 14 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos inseridos no Programa Agente Jovem, que receberam o convite do Conselho Nacional da Assistência Social, responsável pela organização do evento, para realizar a apresentação em Brasília.

Desde o mês de abril deste ano os adolescentes trabalham na produção deste espetáculo no Centro de Referência da Assistência Social Fernandes Melo. A concepção do SUAS – Tempo de construção partiu de discussões feitas com os adolescentes em aulas e informações contidas em documentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome sobre o Sistema Único da Assistência Social. Contando com a participação efetiva dos adolescentes, o espetáculo proporciona fácil entendimento sobre as propostas do SUAS, com linguagem leve e lúdica.

O espetáculo se passa numa redação de jornal, na qual os atores apresentam para o público as características do SUAS. Durante o espetáculo, os repórteres se tornam os personagens SUAS, LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social; CRAS – Centros de Referência da Assistência Social; CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social; e Piso de Atenção. Quem conduz o espetáculo é o pai da história, identificado como Heródoto.

Os adolescentes já apresentaram o espetáculo na programação do Ação Global realizado em Aracaju, nas Pré-Conferências Municipais da Assistência Social e da Criança e do Adolescente, nas Conferências Municipais da Assistência Social e da Criança e do Adolescente, em escolas da rede municipal de ensino e também em outros municípios sergipanos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.