Adolescentes atendidos pela Semasc apresentam bom desempenho em exame para troca de faixa no karatê
Treze jovens, que antes tinham apenas a rua como alternativa de lazer e que hoje, graças ao Projeto Criança Cidadã, conseguem perceber seus talentos e habilidades na área esportiva, conseguiram a tão sonhada troca de faixa em exame realizado no Complexo Desportivo do Colégio Purificação.
A confiança e a perseverança eram visíveis em cada olhar e cada golpe apresentado pelos adolescentes. Confiança esta ressaltada pelo professor Wilson Nunes, um dos examinadores. Na opinião dele, a atleta faixa amarela, Suzane Nayara Macedo de Jesus, 15, se destacou pela confiança nos golpes e pelo controle psicológico. “Você está de parabéns, porque conseguiu controlar a insegurança e realizar um exame excelente e isso é muito importante para um atleta”, ressaltou.
Os adolescentes não escondem o entusiasmo. “O karatê é tudo para mim. Faço há seis meses e me sinto muito feliz porque, além de me ajudar a ser uma pessoa melhor, ele contribui também na disciplina dos estudos”, destacou. “O esporte é saúde, mas o karatê é minha vida. Depois que passei a praticar o esporte, minha vida mudou e me transformei em uma pessoa mais calma e respeitosa”, afirmou John Lennon Santos, 15, que trocou a faixa verde pela roxa. De acordo com ele, as oficinas transformaram um garoto rebelde em um grande esportista. “Hoje sei o valor das coisas e devo tudo isso ao esporte”, completou.
Para o educador-social José Macedo Neto, o nível dos atletas do Projeto Criança Cidadã está muito elevado e não deixa a desejar a nenhuma outra academia. “Tanto que iremos participar em julho do Campeonato Brasileiro e nossa expectativa não é apenas participar, mas também conquistar títulos, porque eles são talentosos e merecem várias conquistas”, afirmou.
Outro ponto positivo das oficinas sócio-educativas e esportivas disponibilizadas pela Semasc a estes garotos, está na disciplina e no respeito que os alunos adquirem, tornando-os pessoas mais afetivas e inserindo-os novamente no convívio familiar. “Antes de conhecer o esporte eu era muito nervoso, vivia discutindo com minha família e me envolvendo em brigas nas ruas. Hoje estou mais calmo e aprendi a respeitar sempre os mais velhos”, frisou John Lennon.
Opinião compartilhada pelo também faixa roxa, Rodrigo Santos da Silva, 16. “Sempre fui muito agitado e com o esporte aprendi a controlar meus impulsos”, disse. “O karatê é a minha vida e foi através dele que minha vida melhorou muito. Agora pretendo seguir a carreira e construir um futuro melhor para minha família”, completou.
Os atletas novatos também se destacaram e tiveram um desempenho muito bom. A adolescente Jéssica Mara dos Santos, 15, conseguiu passar da faixa branca para a amarela, o que a deixou confiante e com a certeza de continuar no caminho do esporte. “Eu me apaixonei pelo karatê e ter a oportunidade de seguir em frente e conquistando as faixas é muito gratificante”, disse.
O professor Wilson Nunes destacou a importância do projeto executado pela Semasc, ressaltando a importância da aproximação de jovens com o esporte, que promove integração e inclusão social. “É importante termos projetos que engrandecem e ajudam jovens talentosos como vocês. Estão todos de parabéns e saibam que todos são vencedores e não existem medalhas nem troféus suficientes que paguem toda a garra e determinação de todos”, destacou.
Confira a lista completa com os nomes dos alunos que mudaram de faixa:
Gustavo Henrique de Oliveira
Faixa laranja para azul
Géssica Mara dos Santos
Faixa branca para amarela
John Lennon Santos
Faixa verde para roxa
Rodrigo Santos Silva
Faixa verde para roxa
Sheilane Maria Bezerra de Jesus
Faixa branca para amarela
Tiago dos Santos Souza
Faixa laranja para azul
William dos Santos
Faixa branca para amarela
Carlos Alexandre Cardoso Hora
Faixa branca para amarela
José Marcos Santos Filho
Faixa vermelha para laranja
Luan Ulisses Bezerra
Faixa vermelha para laranja
Isac Nascimento
Faixa laranja para azul[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]