[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]As crianças e adolescentes assistidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) viajam nesta quinta-feira, dia 14, para Maceió, Alagoas, onde vão participar do XII Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos. É a primeira vez que estes jovens participam de um campeonato brasileiro. O ônibus que conduzirá os karatecas sairá às 7h da Associação de Karatê de Sergipe, localizada à rua Maruim, 600, no centro da cidade.

Participarão do campeonato brasileiro em Maceió Edvânio Alves, José Cleiton, Sérgio Santos e John Lennon. Estes foram os karatecas que se destacaram no o XII Campeonato Sergipano de Karatê Interestilos, realizado em maio deste ano em Aracaju, e, consequentemente, foram classificados para o campeonato brasileiro. Durante aquele campeonato, na categoria katá (demonstração de luta) faixa verde de 16 a 17 anos, Edivanio Alves Lima ficou em segundo lugar, também no katá faixa verde na categoria 14 a 15 anos, Sérgio Santos de Santana foi o terceiro colocado. Na categoria Kumitê (luta) absoluto mirim de 8 a 9 anos José Cleiton dos Santos ficou com a segunda colocação e, no Kumitê na categoria 12 a 13 anos até um metro e meio, o adolescente John Lennon Santos foi o quarto colocado.

Treinando há apenas um ano com o professor José Macedo Neto, educador social da Semasc, as crianças e adolescentes receberam o incentivo necessário para participar dos campeonatos.
O desempenho das crianças e adolescentes deixou os pais entusiasmados. “Estou muito feliz que meu filho tenha esta oportunidade. No início fiquei com medo de que ele pudesse se machucar, mas como vi que era seguro e era isso que ele queria, só tenho mesmo é que apoiar”, destaca Joseane Santos, mãe de José Cleiton dos Santos, que, com apenas nove anos, conquistou medalha de prata no campeonato sergipano deste ano na categoria mirim até dez anos.

Joseane revela ainda que antes de seu filho ser incluído no projeto era uma criança hiper ativa. “Meu filho agora está calmo. O karatê fez ele se tornar um menino muito mais calmo. Depois que ele participou do primeiro campeonato, se sentiu incentivado e agora está mais obediente”, diz. “Antes do projeto meu filho vivia na rua e agora até para fazer as lições de casa, que a escola manda, ele não reclama mais”.

Eudete Alvez, mãe do jovem Edvânio Alvez, relata que a vida de seu filho mudou muito depois que ele passou a fazer parte do projeto. “Antes meu filho não sossegava e agora está estudioso, obediente. É outra pessoa”, observa. “Eu só tenho a agradecer ao projeto e ao prefeito Marcelo Déda, que está dando esta oportunidade para meu menino participar do campeonato”, comentou Eudete, que sempre que tem a oportunidade acompanha os treinos do filho.

Entre as crianças e os adolescentes selecionados para esta competição, o clima é de expectativa. “Eu estou muito empolgado para participar deste campeonato. Estou um pouco nervoso, mas me sinto preparado”, resume o adolescente Edvânio Alves Lima. “O karatê foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Acho que me encontrei porque, como minha mãe disse, eu era agitado, agressivo, metido a valentão, mas depois que passei a fazer as aulas o professor me ensinou a ser mais calmo”, revela o adolescente Edvânio Alves, 17.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.