Adolescentes aprendem a evitar doenças sexualmente transmissíveis
Com uma expressão de curiosidade e espanto muitos dos que estavam presentes à palestra manifestaram grande preocupação sobre as doenças. José Jonathan Silva, 13, perguntou assustado olhando para o folheto: “professora, como é que não pega essa doença?”. Percebendo a aflição do adolescente, a palestrante Conceição Santos, uma assistente social dedicada à causa, o tranqüilizou dizendo que o melhor método seria usar preservativos durante as relações sexuais. “Como é fácil se prevenir, não vou pegar essa doença”, disse Jonathan, mais aliviado.
A palestra sobre DST´s é a quinta realizada pelo Ciclo de Palestras promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Realizadas semanalmente no Crasca, as palestras são dirigidas a adolescentes que participam do programa Criança Cidadã e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Não basta tirar estas crianças e adolescentes das ruas, temos que acolhê-las dentro das nossas políticas de assistência e também orientá-las”, observou a vereadora Conceição Vieira, secretária de Assistência Social e Cidadania do município. “E estas palestras servem para que eles pratiquem o exercício da cidadania através dos conhecimentos que são transmitidos pelos palestrantes”, analisou Conceição Vieira.
Para a assistente social e palestrante Conceição Santos é importante a realização de palestras sobre a sexualidade, já que é grande a curiosidade dos jovens em relação a esse tema. “Desinformados, eles ficam mais vulneráveis. Depois de informados, eles já ficam mais confiantes e prevenidos”, disse.
Na palestra de hoje, os adolescentes fizeram inúmeras perguntas e todas foram esclarecidas pela a assistente social. Foram transmitidas informações sobre métodos de prevenção de gravidez e DST´s e a necessidade de uso de preservativos nas relações sexuais como forma de evitar a contaminação.
Durante uma demonstração do uso da camisinha feminina, a adolescente Ana Paula, 14, vibrou. “Eu pensei que só existia para homens. Que ótimo!”. O adolescente Severino José da Silva, 17, apesar de estar informado sobre algumas das doenças, não conhecia o candiloma acuminado. “Essa doença é horrível, ainda bem que participei dessa palestra, pois assim fiquei informado”.
No final da palestra, os adolescentes fizeram uma grande fila para receber uma camisinha, provando que a mensagem realmente surtiu efeito. “Agora eu só transo com camisinha porque assim não vou pegar doenças”, disse Rogério César Santos, 17.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Adolescentes aprendem a evitar doenças sexualmente transmissíveis – Foto: Wellington Barreto AAN Clique na foto e amplie