Administração municipal preserva praças e avenidas da cidade
O trabalho de roçagem, limpeza, capinação e sacho (instrumento agrícola muito utilizado na jardinagem) é feito a cada 45 dias, durante o verão. Em períodos mais chuvosos, por causa do crescimento rápido da vegetação, a manutenção é realizada uma vez por mês.
Quanto à irrigação, em locais onde existe água própria, a irrigação é feita através de poços artesianos, com mangueiras e aspersores; já em logradouros que não possuem esse sistema, o trabalho é feito por meio de 15 caminhões pipas, em dias alternados.
Aracaju possui em torno de 150 áreas verdes, incluindo praças, avenidas e canteiros, todas com espécies variadas de plantas ornamentais – Pingo d’Ouro, Mini-Icsória, Vinagreira, Gramíneas e alguns Arbustos. Destas, aproximadamente 17 praças são adotadas por empresas privadas em parceria com a PMA.
De acordo com o Gerente de áreas verdes da Emsurb, Francisco Ney Mâcedo Maia, empresas como a Petrobras, O Grupo Bompreço, a Viação Progresso, Cosil, Norcon, Shopping Jardins, G.Barbosa, Coca-Cola, entre outras, fazem o trabalho de adoção de praças há mais de 10 anos. “Em média, gastam-se 800 reais para a manutenção de pequenas praças, com 10 mil m2, incluindo mão-de-obra e materiais de jardinagem”, informa Ney.
Neste trabalho de limpeza, combate às formigas e outras pragas, a Emsurb destina 80 funcionários, divididos em equipes volantes, que fazem rodízio em praças e avenidas da cidade, e que são responsáveis pela preservação e manutenção das áreas verdes da capital.
Ainda segundo Francisco Ney, o trabalho de preservação do meio ambiente deve ocorrer sempre, e não somente em datas comemorativas, “Iniciamos a plantação de 500 mudas de árvores por toda a cidade no Dia Mundial do Meio Ambiente, e vamos continuar durante todo o inverno; depois do período chuvoso damos uma parada e, depois, retornamos no ano que vêm, na mesma época. Queremos melhorar a arborização da cidade, torná-la mais humana e calorosa, por isso estamos plantando muitas mudas; daqui a três anos, Aracaju estará ainda mais verde”, comenta.
Adoção de Praças
Em parceria com a PMA, empresas privadas, por meio de contrato firmado com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) adotam praças e avenidas da cidade. Com o objetivo de melhor preservar essas áreas verdes, em locais onde existem poços artesianos, as empresas destinam funcionários para a manutenção, e nos casos em que não é possível a perfuração desses poços, fica sob a cargo da Emsurb, através de caminhões pipas a irrigação. Além disso, fica sob responsabilidade da Emsurb a preparação das praças antes de passá-las aos cuidados das empresas conveniadas, que possuem placas de identificação, com a sua Logomarca, após adotarem as praças e avenidas de Aracaju.
Dentre as praças adotadas estão: a Siqueira de Menezes (Colina do Santo Antônio), da Igreja do Conjunto Santa Lúcia (Conjunto Santa Lúcia), Dom Avelar Brandão Vilela (Conjunto Beira Mar), Graccho Cardoso e Getúlio Vargas (Bairro São José), da Bandeira (Centro), Oliveira Belo (Gragerú), Maria Guadalupe (Conjunto Beira Rio), Luciano Barreto Júnior (Garcia) e Calçadão da 13 de julho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Administração municipal preserva praças e avenidas da cidade – Fotos: Wellington Barreto