[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) está próximo de integrar o programa S.O.S. Emergências, estratégia do Governo Federal que visa a qualificação da gestão e do atendimento em grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A adesão será realizada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, prevista para abril. Para integrar o programa, o Huse teve que atender diversas exigências que já foram cumpridas, como a criação do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH).

De acordo com o apoiador local do S.O.S. Emergências, Denisson Pereira da Silva, a última exigência cumprida foi a elaboração de um plano de ação. “Finalizamos o diagnóstico situacional do Pronto Socorro que foi enviado na última sexta-feira, 22, ao Ministério da Saúde. Nos dias 1 e 2 de abril, os apoiadores matriciais do Ministério da Saúde, Altair Massaro e Carolina Almeida, estarão aqui para realizar uma oficina de montagem desse Plano de Ação”, informou.

Com a assinatura, a participação do Huse no programa proporcionará a incorporação de mais recursos para investimento no Pronto Socorro, de acordo com o previsto na portaria 2395/2011do Ministério da Saúde. O aporte inicial é de R$ 3 milhões para melhorias como reforma, compra de equipamentos e materiais para o Pronto Socorro. Além disso, a portaria prevê o repasse no valor de R$ 300 mil mensais para o custeio da porta de entrada do hospital.

Segundo a coordenadora do NAQH do Huse, Jurema Mércia Viana, o núcleo é composto por três assessorias que trabalham em três eixos diferentes: gestão da clínica, gestão de leitos e vagas e o eixo da informação. “Temos 16 integrantes do Núcleo que trabalham nesses três eixos, inclusive com a participação da superintendência do Hospital. Para a montagem do Plano de Ação, além dos apoiadores do Ministério, contaremos com a participação de um apoiador do Albert Einstein, nosso hospital de referência, em São Paulo”, comentou.

Huse

O Hospital de Urgência de Sergipe é administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), e realizou de janeiro a dezembro de 2012, 12.748 internações e, no mesmo período, 864.483 atendimentos.  A unidade é a maior porta aberta do estado para atender casos de média e alta complexidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.