Adema realiza workshop sobre Estação Rádio Base de Telefonia Celular
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) estará realizando nesta quinta-feira, 15, o Workshop de Licenciamento para Estações Rádio Base de Telefonia Celular (ERBs). O evento, aberto ao público, terá início às 7h da manhã e será realizado no auditório da Codise.
As antenas de ERBs são instaladas no Estado de Sergipe mediante liberação ambiental da Adema e são executadas de acordo com as Diretrizes para Limitação da Exposição à Campos Elétricos, Magnéticos, e Eletromagnéticos variado do tempo em até 300 GHZR, conforme a Resolução 303 de 02 de junho de 2020.
As dúvidas sobre possíveis problemáticas trazidas pelas ondas das antenas, estas instaladas em perímetros urbanos, serão esclarecidas durante o workshop. Renomados pesquisadores e técnicos ambientais estarão durante toda a manhã do dia 15 proferindo palestra sobre temas intrínsecos às estações. Após abertura do evento, a ser realizado pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que responde também pela Adema, Genival Nunes, haverá a primeira palestra a ser proferida pelo professor José Grimaldo da Silva, que abordará sobre o funcionamento, necessidades e particularidades da telefonia celular.
Os efeitos da emissão de ondas eletromagnéticas provenientes de ERBs no meio ambiente e na saúde humana será outro ponto a ser apresentado pelo professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renato Sabbatini.
Desmistificação
De antemão, o engenheiro ambiental da Adema, Luciano Figueiredo, explica que as emissões das ondas não atingem a saúde da população. “O que anda ocorrendo é pura falta de conhecimento. Durante o workshop, todos os participantes irão ter a ciência de que as ondas emitidas pelas torres de ERBs são de irradiação não ionizantes e que essa condição não provoca o câncer”, declara, enfatizando ainda que os elementos químicos que são propensos a esta causa saem de elementos como o césio, urânio, cobaldo e outros mais. “Nenhum desses são produzidos pelas ERBs”, garante o engenheiro ambiental e de segurança.
Somente em 2010 a Adema liberou 68 licenciamentos para instalações das antenas de ERBs. De acordo com dados do órgão, desde o ano de 2002 foram feitas cerca de 390 licenças ambientais.
Exposições
Durante evento, os aspectos jurídicos sobre as ERBs serão relatados pela especialista em direito ambiental da área, Clénis Farias Silva. Na ocasião, o representante da Anatel, Edilson Ribeiro, irá proferir palestra sobre a Radiofrequência e Fiscalização.
Após conclusão das exposições haverá ainda debate sobre todo o bojo apresentado pelos palestrantes, momento a ser realizado pelo técnico ambiental da Adema, Luciano Figueiredo.
De acordo com Genival Nunes, o workshop visa dirimir dúvidas e atender o Ministério Público Estadual, uma vez que as instalações das antenas no estado estiveram provocando algumas dúvidas quanto a sua funcionabilidade em relação à emissão de ondas eletromagnéticas. “O workshop irá fornecer a toda a comunidade alguns esclarecimentos sobre as Estações de Rádiobase e de Telefonia”, garante o presidente da Adema.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]