[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O quadro normalizou. As oito praias do Estado que estavam em condições impróprias para banho nas duas últimas semanas voltaram ao estado de normalidade. O resultado da coleta e análise da qualidade das águas das praias verificado nesses dois últimos dias deu sinal verde para os banhistas.

De acordo com o laudo de balneabilidade emitido nesta sexta-feira, 14, pela gerência de avaliação e monitoramento ambiental da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), as praias do Bonanza, Naufrágros, Atalaia Velha, Robalo e Aruana, e as praias dos municípios, como as de Pirambu, Atalaia Nova e a praia da Costa, estão liberadas para banho.

O laudo apontou ainda que outras praias, a exemplo do Havaizinho e da Praia dos Artistas, que já estavam em condições impróprias desde o último dia 26 de abril, continuam no mesmo quadro de contaminação por coliforme fecal.

Acredita-se que esses dados que levaram à improbidade das praias de Aracaju sejam conseqüência das últimas chuvas que caíram em Sergipe, provocando inundações e desencadeando o processo de arraste de água direcionada ao mar com prováveis acúmulos de dejetos sanitários.

Segundo o presidente da Adema e secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Genival Nunes, embora o número de colônias tenha diminuído, ainda não estão no índice condicionado pela Resolução 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

“As praias voltaram ao seu estado de origem, de próprias para banho, como freqüentemente eram observadas pelo órgão. Entretanto, algumas ainda continuam temporariamente impróprias para banho, pelo índice de termotolerantes estar um pouco acima de 1.000 Unidades Formadora de Colônia (UFC) por 100ml, conforme pede o conselho nacional”, colocou o secretário
“Agora é aguardar o tempo para o quadro da balneabilidade entrar em estado geral de normalidade de rotina, sem grande impacto como ocorreu recentemente”, complementou.

A condição da balneabilidade das praias de Aracaju, do Rio São Francisco e dos lagos da Orla de Aracaju podem ser acompanhados diariamente através do site da adema:www.adema.se.gov.br. O relatório sobre a balneabilidade é lançado no site a cada sete dias da semana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.