Acordo entre Fundação Hospitalar e HPM garantirá leitos para gestantes
A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) firmou um acordo com o Hospital da Polícia Militar (HPM) para garantir retaguarda na assistência materna no estado. Os leitos serão para gestantes em situação de baixa complexidade. O convênio será assinado na próxima semana e os atendimentos começarão a ser feitos em maio.
Toda a demanda será referenciada, ou seja, as gestantes serão encaminhadas pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Serão 25 leitos, sendo 20 para mães e crianças, e cinco para pacientes com suspeita ou diagnóstico de abortamento.
“Nosso principal objetivo é diminuir o número de pacientes na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e devolver a esta unidade o seu perfil inicial, que é o atendimento para gestantes em alto risco”, disse o diretor-geral da FHS, Emanuel Messias.
Conforme lembrou o diretor operacional da Fundação, José Edvaldo dos Santos, as maternidades de Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro estão sendo reformadas. “Por isso, muitas pacientes são descoladas para Aracaju. Com esses 25 leitos vamos assegurar um atendimento ainda melhor às mães”, destacou.
O HPM terá dois centros cirúrgicos exclusivos para parto: um será destinado aos partos normais, e o outro para as cesarianas e para curetagem uterina. “Na 15ª convocação da FHS, chamamos mais aprovados no concurso público para que fosse possível suprir essas demandas”, explicou Edvaldo.
O diretor operacional fez questão de lembrar que, mesmo sendo destinada ao atendimento para gestantes em situação de baixa complexidade, a unidade contará com todo o aparato tecnológico necessário. “Teremos equipamentos de alta complexidade, caso haja qualquer imprevisto durante o parto”, finalizou José Edvaldo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Acordo entre Fundação Hospitalar e HPM garantirá leitos para gestantes – O diretor operacional da Fundação
- José Edvaldo dos Santos / Foto: Marco Vieira