Ações em torno dos resíduos sólidos estão sendo viabilizadas pela Semarh
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está desenvolvendo ações voltadas para a questão dos Resíduos Sólidos no Estado. Por meio de convênio firmado junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Semarh irá auxiliar os 75 municípios de Sergipe no âmbito da administração dos resíduos sólidos que são gerados pela comunidade.
De acordo com o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Marcos Santana Azevedo, que participou nesta última terça-feira, 1º de julho, de uma discussão sobre o aterro sanitário para a região metropolitana do Estado à convite do Ministério Público, às ações da Semarh em torno da solução para os resíduos sólidos irão contemplar todo o Estado.
Segundo Marcos, o objetivo é dar suporte para os municípios gerirem com mais equilíbrio o lixo produzido pelas cidades. "Estaremos fazendo um diagnóstico técnico da realidade local de cada município. Com essa realidade em mãos, um plano estratégico de administração dos resíduos sólidos estará sendo passado para os gestores dos respectivos municípios. Dessa maneira cada um deles terá condições de trabalhar com uma solução mais viável na questão do manuseio do lixo produzido pela população", explica o adjunto.
Quanto à questão da implantação de um aterro sanitário para a região metropolitana, o secretário-adjunto não vê essa opção como uma medida única. "Existem alternativas para a disposição final do lixo na metrópole de Aracaju, inclusive a possibilidade de utilização de novas tecnologias", aponta.
Fórum
No período de 6 a 8 de outubro deste ano acontecerá em Aracaju um fórum estadual. O objetivo é discutir a gestão global referente aos resíduos sólidos. Novas tecnologias para a gestão do lixo serão apresentadas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]