Ações de planejamento vão fazer parte do Sergipe de Todos
A partir desta sexta-feira, 6, Simão Dias vai ser o centro das atividades do Governo do Estado com a realização da quarta edição do Sergipe de Todos. Até sábado, 7, a população do município do Centro-Sul de Sergipe terá a oportunidade de conhecer e discutir alguns projetos do Governo que são desenvolvidos e coordenados pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). As ações serão apresentadas por técnicos e assessores das superintendências da Seplan que estão mobilizados para atender as demandas dos simãodienses.
Técnicos da Superintendência de Política de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Interesse Social (SPDUH) estarão à disposição para discutir e tirar dúvidas sobre o programa de habitação Casa Nova, Vida Nova. "A proposta é levar orientação aos prefeitos para que tenham acesso, com facilidade, ao programa de moradia", explica Elizabeth Garcia de Mattos, coordenadora do Sergipe de Todos na Seplan.
A territorialização de Sergipe também será um dos destaques do stand da Seplan/Pronese. A equipe técnica da Superintendência de Desenvolvimento, Captação de Recursos e Programas Especiais(SDCP) está mobilizada e vai levar um amplo material informativo sobre o processo que resultou na divisão do estado em oito territórios.
Serão distribuídos 2.500 Mapas dos Territórios. "Nas edições anteriores do Sergipe de Todos, a procura por esse produto foi grande, principalmente por parte de alunos e professores. Há um grande interesse da população em conhecer as mudanças e saber qual a posição de seus respectivos municípios dentro do processo de territorialização", explica Elizabeth Garcia.
A elaboração de projetos visando à captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de atividades produtivas é mais uma ação que será realizada pela Seplan no evento. Técnicos da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) vão dar esclarecimentos e orientações aos empresários de micro e pequenos empreendimentos inseridos no projeto de Arranjos Produtivos Locais (APL’s) na região de Simão Dias sobre o assunto.
Diante da importância dos APL’s, a orientação técnica terá continuidade após o encerramento da programação do Sergipe de Todos em Simão Dias. "Vamos definir uma data para ampliar as discussões", disse Marcos Vinícius Castañeda, superintendente de Estudos e Pesquisas que vai ministrar um curso para as comunidades rurais e empreendedores do município. "Vamos abordar alguns conteúdos como estruturação e elaboração de projetos; introdução de receitas e custos de projeto e análise de resultados do fluxo de caixa", explica Marcos Vinícius.
O Sergipe de Todos é um projeto do Governo do Estado que objetiva oferecer à comunidade acesso a serviços e informações ofertados por suas secretarias e órgãos. As primeiras três edições do evento foram realizadas em Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana. Na última rodada da caravana foram realizados 49.683 atendimentos diretos e indiretos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]