[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Órgão de fundamental importância na manutenção da estrutura e dos compromissos da Prefeitura de Aracaju junto aos servidores, a Secretaria Municipal de Administração (Semad), comandada pelo secretário João Andrade exerce três grandes funções dentro da sua estrutura orgânica. Uma delas é a gestão de todos os recursos humanos da administração direta do município que tem como prioridade continuar cumprindo a meta que o prefeito estabeleceu com todos os servidores municipais para manter os salários em dia.

“O esforço que o município tem feito, notadamente com a atuação do secretário Nilson Lima na Secretaria de Finanças, que tem feito uma execução orçamentária e financeira prodigiosa, tem nos permitido atender esse compromisso de campanha do prefeito e, ao longo de todo esse tempo, não atrasar a folha de pagamento”, destacou o secretário João Andrade. “Atualmente a Semad também está em uma fase de estudos de cenários para apresentar ao prefeito alternativas para o reajuste de salários, em função do reajuste do salário mínimo que deve acontecer nos próximos meses”, completou.

Outro pilar na atuação da secretaria é a promoção da modernização administrativa. A Semad tem a função de prover os recursos de tecnologia de informação e de informática para todas as outras secretarias municipais. “Nesse momento nós encaminhamos para a Câmara Municipal, conforme o prefeito já tinha antecipado no final do ano passado, um projeto de lei criando os cargos de analista de sistema e técnico de informática, o que após a deliberação e a aprovação dos vereadores, vai exigir e desencadear um concurso público para recrutar profissionais da área de informática para o suporte administrativo de todo o município. Será o último concurso da atual administração, completando um total de quatro”, informou o secretário.

Através da implantação do Programa de Financiamento para Modernização Administrativa, foi exigida a existência de profissionais capacitados em todas as secretarias, para implementar os sistemas de informática com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão em todas as unidades. “Nós temos uma terceira linha de atuação administrativa: provê o município com a infraestrutura de compras, além da administração de patrimônio e materiais. Temos aqui sob a subordinação da Semad a comissão de licitação que é responsável por executar as licitações do município, comprando e adquirindo produtos e serviços para atender a demanda de todo o município”, informou.

Há pouco tempo também foi implantado na secretaria o sistema de pregão presencial, um processo que reduziu significativamente os gastos do município na área de compras. “A gente tem condições através do pregão de disputar preços e como o município tem pago religiosamente em dia todos os seus fornecedores, que se motivam a fornecer para o município e disputar preços entre si”, destacou Andrade, lembrando que todas as licitações, sejam as convencionais ou através dos pregões presenciais, são publicadas através da internet, como também todas as compras efetivadas.

Desta maneira a Secretaria Municipal de Administração atua de forma a prover toda a infra-estrutura de recursos humanos, tecnologia e administração de materiais, compras e patrimônio para todas as demais secretarias, permitindo que elas exerçam de forma otimizada o seu objetivo principal, que é atender o cidadão que procura os diversos serviços municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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