[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã de hoje, quinta-feira, a secretária municipal da Educação, a professora Tereza Cristina Cerqueira da Graça, foi a entrevistada do programa Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan. Entrevistada pelo jornalista André Barros, Tereza Cristina falou sobre os investimentos da Prefeitura na pasta e sobre a nova cruzada que está sendo realizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, não mais apenas por uma educação de qualidade, mas pelo direito de aprender.

O jornalista ressaltou a importância da entrega de duas novas escolas da rede pública municipal, que atende principalmente à periferia da capital. Foi dado ênfase às unidades Etelvina Amália de Siqueira, localizada no bairro Coqueiral Sagrada Família, que atende às crianças em fase pré-escolar. Foi dado destaque também à Escola Municipal Papa João Paulo II, no bairro Santa Maria, cuja estrutura foi comparada à das melhores unidades particulares existentes na capital.

“Estamos sempre trabalhando para oferecer o bem-estar da sociedade e é uma alegria poder atender à demanda da população. Hoje já temos quase que zerada a questão de falta de sala para atender à demanda. Só temos problemas de vagas nas escolas da rede pública municipal nos locais mais populosos, como por exemplo, Santa Maria, Lamarão, São Carlos e Coqueiral. Nos demais a situação está contornada. Em alguns pontos até existem vagas ociosas, resultado do controle de natalidade e do reordenamento urbano”, explicou a secretária, quando questionada sobre cobertura da rede e o número de vagas oferecidas.

Tereza falou ainda sobre as taxas de evasão e repetência, que no período diurno está dentro das expectativas, dentro dos índices aceitáveis, girando entre 5% e 7%. O índice referente ao período noturno, apesar de alto, está aquém do índice nacional, que é de aproximadamente 50%, enquanto o de Aracaju está abaixo de 30%.

Ações de mudança

“Mas isto não quer dizer que não estejamos trabalhando para mudar esta realidade, tanto que hoje, em todas as escolas de Ensino Fundamental onde há aulas à noite, estará acontecendo o fórum sobre o assunto com toda a comunidade escolar. Os alunos irão responder o que cada um dos segmentos envolvidos com o problema – ou seja, a Semed, os professores, coordenadores e eles mesmos – podem fazer para mudar a realidade negativa”, comentou a secretária.

André Barros ainda questionou Tereza Cristina sobre a implantação do Ensino Fundamental de nove anos e qualidade do atendimento nas creches da rede pública municipal. Ela informou que a proposta pedagógica para o Fundamental de nove anos já foi lançada, atendendo a uma exigência da LDB/96, que deu como prazo final de implantação o ano de 2010.

Quanto ao atendimento de creche, Tereza Cristina relatou a ampliação do atendimento e o fornecimento de material de primeira qualidade para as crianças beneficiadas. Dentre os materiais fornecidos gratuitamente estão: talco, fralda descartável, alimentação balanceada, pomadas dermatológicas, jogos educativos e outros produtos que compõem o investimento, orçado por cada criança em quase R$ 3 mil/ano.

“Aproveito a oportunidade para conclamar todos que fazem parte da escola, inclusive os pais dos alunos, para participarem desta cruzada em defesa do direito de aprender. Vamos retomar as velhas rotinas escolares, como por exemplo, o dever de casa, o ditado e outros métodos que nos ajudaram a aprender e certamente vão ajudar nossas crianças. O processo ensino/aprendizagem é uma via de mão-dupla e requer não só um ensino dedicado, motivado e competente por parte do professor, como também, a participação dos pais”, finalizou a secretária municipal da Educação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.