Acesso aos serviços de saúde da capital é discutido pelos secretários municipais do Estado
O sistema que organiza a distribuição desses serviços – o Acesso Inter-Referência (AI) – está vinculado ao Núcleo de Controle Avaliação Auditoria e Regulação (Nucaar) e vem sendo consolidado através do investimento feito pela SMS em recursos tecnológicos que ajudam na otimização da assistência à saúde dentro da capital.
Desde que o Complexo Regulatório foi implantado em novembro do ano passado, deixando de ser apenas uma central de marcação, uma nova concepção vem norteando a organização do setor de Média e Alta Complexidade. Trata-se da lógica de atendimento na qual é levada em conta a necessidade do paciente.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, é importante que os gestores discutam a possibilidade de desenvolver essa linha de produção do cuidado. “A partir do momento em que todos os municípios interagem com a cidade de Aracaju através de uma mesma linguagem, as chances de quantificar e qualificar a oferta são maiores”, ressalta.
No encontro o secretário também falou sobre os recursos financeiros dos municípios para a utilização dos serviços de saúde da capital. “Com essa reunião nós também queremos dar transparência à forma como a administração de Aracaju organiza a saúde, ou seja, como desenvolve o Complexo de Regulação”, explica.
Reuniões como essa são algumas das ações desenvolvidas pela SMS para consolidação do sistema de Acesso Inter-Referência. As capacitações com os operadores, o monitoramento operacional do sistema, o controle dos serviços, bem como a avaliação dos resultados também fazem parte das iniciativas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Acesso aos serviços de saúde da capital é discutido pelos secretários municipais do Estado – Fotos: Ascom/SMS