Ação de vândalos destrói Monumento das Sete Luzes na praça Misael Mendonça
Pela análise do que foi destruído, a ação teve a motivação de realmente depredar o patrimônio público, ou seja, não se caracteriza como acidente, devido à forma como foi arrancada a estrutura metálica – que danificou também parte da estrutura de alvenaria.
Estes atos de vandalismo vêm prejudicando o trabalho de preservação da memória histórica dos Mercados Antônio Franco e Thales Ferraz desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju. Segundo o gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Antônio Carlos Mota, as ações de vandalismo têm sido constantes em toda área do mercado e são reparadas pelas prefeitura, mas esse vandalismo em monumentos históricos exige mais cuidado no momento da reforma para que o patrimônio não seja descaracterizado.
“Ações de vandalismo temos constantemente nos mercados e as reformas são executadas com a maior rapidez possível. No caso de estruturas históricas é mais complexo, pois exige um estudo mais apurado da peça e reparo mais minucioso e cuidadoso, para que o patrimônio não perca suas características primárias, pois se trata de identidade cultural a qual temos que zelar para as gerações futuras”, revela.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ação de vândalos destrói Monumento das Sete Luzes na praça Misael Mendonça – Fotos: Ascom/Emsurb