[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Manter o vírus da paralisia infantil longe das crianças. É com esse objetivo que no próximo sábado, 16, terá início a 33ª Campanha Nacional Contra a Poliomielite em 850 Unidades Básicas de Saúde de todo o estado. A abertura da campanha será na Unidade de Saúde da Família Gilton Rezende, no conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, às 8 horas.
 
O público alvo da campanha são crianças menores de cinco anos. A meta em Sergipe é vacinar 164.852 crianças, o que corresponde a 95% da população infantil nesta faixa etária, que é de 173.529. Para a realização da campanha foram disponibilizadas 260 mil doses pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Silvio Santos, já mobilizou toda a estrutura da Secretaria da Saúde (SES) para que o Estado consiga imunizar essas crianças. “Em parceria com os municípios, disponibilizamos três mil profissionais de saúde e de outras áreas. A população também tem que se conscientizar e colaborar, levando as crianças até às unidades de vacinação”, alertou o  secretário estadual.

A gerente do programa estadual de Imunização,  Sândala Teles explica que a vacina é rápida. “Não há desculpa. É apenas uma gotinha na boca da criança. Lembrando que a criança com febre ou vômito só deve ser vacinada depois que estiver melhor. Aí, sim, os pais devem levar a criança ao posto de saúde mais próximo”, informou.

Histórico

Nos últimos quatro anos, Sergipe superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2008 e 2009 foram vacinadas 99% das crianças. Em 2010 o percentual de imunização chegou a 96,6% e em 2011, 100% do público alvo recebeu a gotinha contra a paralisia infantil.

Poliomielite

A estratégia da campanha de vacinação tem por objetivo manter o vírus da paralisia infantil, o Poliovírus, longe de circulação. Há 23 anos não se registra nenhum caso de poliomielite no país.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.