Abertas inscrições para nova turma de guardião de piscina
Na próxima segunda-feira, 26, o Grupamento Marítimo (GMAR) do Corpo de Bombeiros de Sergipe dará início à formação de mais uma turma de guardião de piscina. Este será o quinto grupo formado em 2007, depois de os salva-vidas da corporação terem ministrado aulas para três equipes em Aracaju e duas no interior do Estado, nas cidades de Canindé do São Francisco e Propriá.
Até o momento, 11 pessoas já efetuaram as suas inscrições para as atividades desta quinta turma. Os candidatos terão que passar por atividades práticas, que serão desenvolvidas na praia de Atalaia e no complexo aquático do Sest/Senat, localizado na Avenida Tancredo Neves, na Zona Norte de Aracaju, local em que também acontecerão as aulas teóricas.
Durante o curso, os instrutores, todos bombeiros, ministrarão matérias inerentes à função de guardião de piscina, a exemplo de primeiros socorros, urgências e emergência, relações públicas e trabalhistas, salvamento aquático e condicionamento físico, num total de 122 horas/aula.
As inscrições para a nova turma de Guardião de Piscina estarão abertas até sexta-feira, dia 23, e podem ser feitas na sede do GMAR, localizada na orla da Atalaia, próximo a Passarela do Caranguejo. Mais informações através do telefone (79) 3243-36-77.
Lei
A exigência da presença de um guardião em piscinas coletivas de estabelecimentos, a exemplo de hotéis, pousadas, clubes, escolas públicas e particulares e academias de ginástica, está respaldada na Lei estadual 4.699 de dezembro de 2002. O guardião de piscina é o responsável pela prevenção de afogamentos.
Além da formação dos profissionais, fica a cargo do Corpo de Bombeiros a fiscalização do cumprimento da Lei. A medida foi tomada depois de audiências realizadas no Ministério Público Estadual, com o objetivo de cobrar a presença destes profissionais nos estabelecimentos que possuem piscinas.
Nos últimos cinco anos, foram registradas em Sergipe seis mortes por afogamento em piscinas públicas. O último caso aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2007, quando uma criança de sete anos se afogou na piscina de um hotel localizado no bairro Coroa do Meio, em Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]