Abastecimento de água vai ser restabelecido a partir das 18h desta sexta-feira
Uma equipe da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai verificar, durante a tarde desta sexta-feira, 2, a instalação de um registro de passagem na adutora do São Francisco. O serviço começou nesta manhã e estará concluído até as 12h. A instalação do registro estava prevista no projeto original da adutora, mas ainda não tinha sido realizada. A previsão da Deso é que a partir das 18h desta sexta-feira o abastecimento de água seja restabelecido de forma gradativa e atinja a normalidade até este domingo, 4.
Segundo o presidente da Companhia, Max Maia Montalvão, o registro de passagem é fundamental para que, em casos de reparo na adutora, o trecho a ser consertado possa ser isolado. "Após a verificação da instalação, a água vai passar da adutora para uma outra tubulação, que vai fazer o abastecimento das áreas afetadas", explica Montalvão.
De acordo com ele, com a instalação do registro de passagem, não será mais necessário suspender o abastecimento de água para fazer reparos e serviços na adutora do São Francisco. "Com o registro, poderemos fazer reparos de forma isolada, sem comprometer o abastecimento de água", afirma Max Montalvão.
Interrupção
As áreas afetadas com a interrupção no abastecimento de água, que começou à 1h desta sexta-feira, fica em Aracaju e em Nossa Senhora do Socorro. Na capital, o trecho vai da avenida Francisco Porto até a zona norte, passando pelo Centro da capital e por bairros como Salgado Filho, 13 de Julho, Suissa, Cirurgia, Siqueira Campos, Santos Dumont, Bugio e Soledade. Em Socorro, serão afetados todos os complexos habitacionais, como Marcos Freire, João Alves, Fernando Collor e Jardim.
O problema na adutora do São Francisco ocorreu no sábado de Carnaval, dia 17 de fevereiro. Uma das pilastras de sustentação da adutora cedeu em função da chuva, na altura do povoado Pedra Branca, em Laranjeiras. Foram feitos serviços emergenciais para afastar o risco de rompimento e o abastecimento teve que ser reduzido em 30%. Desta vez, foi necessário isolar a rede para resolver o problema em definitivo.
No ponto ameaçado, a adutora mede 1,5 metro de diâmetro – cabe um homem agachado dentro – e tem capacidade para transportar um volume de água equivalente a 5.780 m³/hora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]