Aperipê exibe primeiro documentário da série ‘Pelos Caminhos do Litoral Norte’
As belezas naturais e os recursos biológicos e de preservação das cidades do litoral norte de Sergipe serão tema da série ‘Pelos Caminhos do Litoral Norte’, que será exibida no Especial Aperipê a partir deste sábado, 4 de julho. Neste primeiro documentário, os telespectadores da Aperipê TV poderão conferir o Especial Pirambu – parte I, que mostra as belezas dos barcos, rios e lagoas da cidade distante cerca de 76 quilômetros da capital. Essa primeira parte mostra as peculiaridades da cultura de Pirambu, do seu centro pesqueiro, dos barcos, dos pescadores e de seus habitantes. O Especial Aperipê é exibido pela Aperipê TV todos os sábados, às 16h, e reprisado nas quartas-feiras, às 20h.
De acordo com o diretor do documentário, Marcelo Roque, o objetivo da série é salientar a importância dessa região no conjunto dos ecossistemas presentes no Estado, e que valores ela tem a oferecer para a população. “Além de um vídeo ambiental, nosso propósito era mostrar a região e suas características através da questão da preservação do meio ambiente. Nessa primeira parte exploramos a situação da pesca na região, as dificuldades enfrentadas pela comunidade pesqueira, além de percorrer o Rio Japaratuba registrando imagens belíssimas de Pirambu”, afirmou o diretor Marcelo Roque.
Primeira parada no Litoral Norte
Pirambu nasceu de uma colônia de pescadores, e hoje é um dos maiores centros pesqueiros de Sergipe. Inicialmente, o município era apenas um povoado ligado ao município de Japaratuba. Em 1965, porém, foi alçado à condição de sede de cidade. Situada a 76 km de Aracaju, Pirambu é famosa por atrair grande movimentação turística por conta de suas reservas biológicas e paradisíacos cenários. O nome do município tem origem no nome de um peixe muito comum na região. O camarão retirado das águas próximas é comercializado em todo o Estado e em outras cidades da região como: Salvador, Maceió, Recife, Natal e Fortaleza.
Na Lagoa Redonda, localizada a 19 km da cidade, os visitantes podem apreciar a vegetação natural com campos de dunas, matas de restinga e manguezal até a beleza das praias, onde predominam os coqueiros. Do alto das dunas, a vista tem duas direções: uma para o mar e outra para o manguezal. Muitas pessoas acampam à beira do riacho só para praticar esportes radicais. Não seria para menos, há um paredão de areia enorme que proporciona uma descida alucinante que acaba com um mergulho na lagoa.
Seguindo em direção ao norte, o Especial Pirambu parte I chega à Lagoa do Sangradouro, a maior de Sergipe, localizada a 22 km de Pirambu. Próxima à lagoa, cheia de lendas e histórias, está o Morro da Lucrécia. Os nativos contam que, há muitos anos, uma menina chamada Lucrécia foi engolida pela dunas e quem vai ao lugar sozinho costuma ouvir os seus chamados. A subida do morro e areia tem cerca de 25m e do topo a vista é surpreendente.
É possível avistar uma imensa cratera preenchida com uma porção de água – Lagoa Azul –, em meio ao deserto. A temperatura da lagoa é amena, o que propicia um banho bem relaxante. Vale a pena conferir os registro desse primeiro documentário da série ‘Pelos Caminhos do Litoral Norte’, com exibição exclusiva no Especial Aperipê.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]