[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As empresas com potencial de exportação em Sergipe vão ganhar um reforço a mais do governo até o mês de março. O Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) será realizado em Sergipe através da parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Com o objetivo de incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte, o Peiex será executado através de um núcleo operacional que contará com cinco técnicos extensionistas para atender os setores  vinculados aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Leite e Derivados, Petróleo e Gás, Móveis e Tecnologia da Informação, além de outros segmentos com potencial exportador, a exemplo de Calçados.

“A previsão é de que possamos atender 140 empresas em Sergipe”, destaca o superintendente do IEL no Estado, Paulo Brandão, ao observar que para o projeto foram disponibilizados recursos do governo Federal e Estadual através da Sedetec.

Os extensionistas devem ter conhecimento e habilidades nas áreas de administração e organização, produto e manufatura, finanças e custos, vendas e marketing, recursos humanos e comércio exterior. Todos serão capacitados previamente pela Apex para fazerem análises e indicar soluções nessas áreas.

“O Peiex funciona com o auxílio de profissionais especializados que entram nas empresas e fazem um trabalho de consultoria, diagnosticando problemas técnicos e gerenciais e propondo soluções de melhoria”, confirma.

Aumento nas exportações

Com essa ação, o Governo do Estado espera colaborar para aumentar o número de empresas exportadoras em Sergipe. A expectativa é de que nos próximos anos o perfil das exportações sergipanas seja modificado, devido ao salto de qualidade e a diversificação da pauta que deverão ser alcançados.

Através do extensionismo, que significa o atendimento presencial e individual de um conjunto de 140 empresas de pequeno e médio portes, queremos ampliar o universo de empresas exportadoras em Sergipe, contribuindo para a diversificação da nossa pauta de exportações e para a elevação da competividade de empresas e produtos sergipanos”, enfatiza o secretário Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

“A empresa terá, durante um ano, o acompanhamento de consultores que farão um diagnóstico da sua situação e a ajudarão a se tornar uma exportadora, indicando, inclusive, os melhores mercados para seus produtos e como trabalhar nestes locais”, destaca Tiago Terra, gestor do projeto na Apex-Brasil, ao observar que o programa também atua na divulgação de toda a oferta de produtos e serviços oferecidos pelo Governo e por seus parceiros para o apoio a essas empresas, como programas de crédito e apoio à inovação tecnológica.

O Peiex é uma das ações estruturantes do Plano de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), governos estaduais, federações de indústrias, entidades setoriais, universidades, centros tecnológicos e entidades empresariais.

* Com informações do Sistema FIEMG

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.