3ª DM é demolida para dar lugar à Delegacia Cidadã
O Governo de Sergipe, através da Secretaria da Segurança Pública, iniciou na manhã desta terça-feira, 29, uma nova fase no processo de construção de delegacias simbolizada pela demolição do antigo prédio da 3ª Delegacia Metropolitana, no bairro Santos Dumont, zona norte de Aracaju. No local, daqui a seis meses, funcionará a mais moderna unidade policial de Sergipe, a Delegacia Cidadã 3ª DM.
A 3ª DM foi construída em meados de 1988 para servir como cadeia da Comarca de Aracaju. Há 20 anos, a estrutura do prédio atendia às necessidades da segurança pública, bem como os anseios da população. Entretanto, com o passar dos anos, a unidade tornou-se um problema para os servidores e moradores do bairro, devido as superlotação das carceragens, falta de estrutura do prédio, péssimas condições de higiene e as constantes fugas que colocavam em risco a vida dos policiais e da comunidade.
A situação tornou-se insustentável, tanto que o governador em exercício, Belivaldo Chagas, e o secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, interditaram as celas da delegacia no início de 2007. Para resolver o problema, a Secretaria da Segurança Pública decidiu demolir o prédio e construir no local a mais moderna e funcional delegacia de Sergipe. A futura edificação abrigará o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública da Zona Norte. A construção vem suprir as demandas do bairro Santos Dumont e da região Norte de Aracaju.
Estrutura
A nova delegacia terá um investimento do Governo de Sergipe no valor de R$ 707.441,72 e será construída pela empresa WGA Projetos e Construções. No projeto arquitetônico é possível visualizar a funcionalidade e a beleza da unidade, que contará com uma ampla recepção e quatro setores distintos para o atendimento ao cidadão, sala de cartório, escritório do delegado e sala para advogados, atendendo uma solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, todo o projeto arquitetônico foi minuciosamente elaborado a fim de permitir uma melhor condição de trabalho para os policiais e um atendimento mais adequado para a população.
No local haverá entradas diferentes para presos, vítimas e cidadãos, evitando dessa maneira que pessoas que desejam fazer denúncias tenham que esperar no mesmo espaço onde se encontra o suspeito de um crime. A Delegacia Cidadã 3ª DM contará, ainda, com uma sala de delegado, interligada a um ambiente de descanso; uma sala de espera; um cartório com possibilidade de atendimentos simultâneos; uma sala de custódia feminina e masculina, um setor específico para reconhecimento de criminosos, incluindo áreas separadas para a vítima, o advogado e suspeitos.
Além disso, todas as divisórias terão proteção acústica, garantindo que os diálogos sejam mantidos em sigilo absoluto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- 3ª DM é demolida para dar lugar à Delegacia Cidadã – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP