[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) convoca os idosos acima de 60 de anos que ainda não se vacinaram para participar da Campanha de Vacinação do Idoso. A campanha contra a gripe, que foi aberta oficialmente no último dia 25 de abril em Propriá, durante a realização do Projeto ‘Sergipe de Todos’, segue até esta sexta-feira, 9 de maio.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), a meta em Sergipe é vacinar pelo menos 80% da população idosa, o que corresponde a 149.499 pessoas. Até agora, o levantamento parcial feito pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) indica que 66.892 idosos receberam a dose da vacina, representando uma cobertura de 44,74%.

Os agentes de Atenção Básica dos municípios já visitaram praticamente toda a zona rural, onde os idosos foram vacinados em seus próprios domicílios. Agora, a SES está mantendo um contato diário com todas as prefeituras sergipanas para que elas reforcem a imunização.

"Por causa da epidemia de dengue, em muitas cidades os profissionais estão constatando certo esquecimento e até resistência dos habitantes para a vacina. Mas a gente não pode descuidar", explica Sândala Oliveira, gerente de Imunização do Estado, acrescentando ainda que espera repetir os bons resultados conquistados no ano passado, quando 92% da população sergipana de idosos foi vacinada.

Proteção

Estudos mostram que a população acima de 60 anos apresenta mais riscos de adoecer ou até morrer em decorrência de patologias imunopreveníveis, como a gripe e a pneumonia.  Por isso, a vacinação anual contra o vírus influenza (causador da gripe) representa a melhor tecnologia disponível para evitar desde pequenos surtos a grandes epidemias, antes de começar o inverno, época em que os casos são mais freqüentes.

Como o vírus possui uma espécie de revestimento (capa) que se modifica constantemente, essa mutação dificulta a defesa das pessoas. "É preciso conscientizar a população sobre a importância do trabalho de mobilização, uma vez que os vírus são os responsáveis por 70% das infecções agudas no trato respiratório. A gripe é um dos problemas da saúde pública", conclui Sândala.

Apesar de o foco da Campanha de Vacinação do Idoso ser a influenza, também estão sendo oferecidas vacinas contra pneumonia a pacientes que moram em asilos e centros de convivência, além da dose contra tétano. Depois de toda a campanha, caberá à Secretaria de Estado da Saúde reunir os relatórios que serão enviados pelos municípios e fazer uma avaliação geral da cobertura vacinal 2008.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.