[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A oferta de serviços e informações do projeto ‘Sergipe de Todos’ foi reforçada com palestras interativas e apresentações teatrais que alertaram a população de Propriá para a importância de combater a dengue. Na sexta-feira, 25, durante todo o dia, dezenas de crianças, jovens, adultos e idosos ouviram atentamente o alerta do grupo de teatro Iacema e dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. A programação continuou no sábado, 26, segundo dia de atividades na cidade.

De acordo com Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da Secretaria, as atividades foram pensadas levando em consideração a diversidade do público. "O tema está sendo abordado de maneira simples e atrativa para todas as pessoas, já que num projeto como este a platéia é bem diversificada. Neste sentido, a arte se transforma numa importante ferramenta capaz de contagiar a todos", afirmou, acrescentando que panfletos informativos também estão sendo entregues durante as palestras.

A gerente comentou ainda que a Secretaria de Saúde de Propriá tem feito um excelente trabalho de controle e combate à doença. No entanto, apesar de todo esforço, o município vem registrando um número elevado de casos. "Por isso, eles intensificaram o trabalho nos povoados, estão promovendo oficinas educativas nas escolas, além de outras atividades de mobilização. É preciso manter a população vigilante", destacou Sidney.

Prevenção

Acompanhada de colegas da escola, a estudante Maria das Graças Lima, 13, assistiu a uma das apresentações do grupo de teatro Iacema, e garantiu ter aprendido bastante. "A gente não imaginava que uma palestra sobre um tema tão sério como a dengue poderia ser engraçada também. Foi muito divertido", disse a jovem, que na seqüência ouviu o médico Almir Santana falar sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

No mesmo estande da Secretaria, profissionais do programa estadual de DST/AIDS esclareceram dúvidas do público sobre o assunto. "Os cidadãos do interior nem sempre têm o devido acesso a essas informações. Por isso, o espaço foi bastante visitado nas duas edições do projeto", explicou Almir Santana, técnico responsável pelo programa estadual. No estande também foram distribuídos material informativo e preservativos masculinos e femininos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.