Belivaldo Chagas visita curso de armamentos para policiais
O governador em exercício de Sergipe, Belivaldo Chagas, visitou nesta quinta-feira, 3, o local onde está sendo realizado o curso de formção de Armeiros e Instrutores de Tiro Policial, ministrado por especialistas da empresa Taurus. Ao lado do secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, Belivaldo conheceu o novo estande de tiros da Academia de Polícia Civil (Acadepol), inteiramente reformado em parceria com a Petrobras, e o funcionamento das novas armas adquiridas pelo Governo do Estado para as polícias Civil e Militar.
O diretor do Departamento de Armas e Explosivos (DFAE) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), delegado Jocélio Fróes, fez uma explanação dos investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública e disse que a polícia sergipana está vivendo a realização de um antigo sonho. "Adquirimos recentemente a carabina CT 30 e CT 40, armas modernas presentes em poucas forças policiais do Brasil. Só para se ter uma idéia de quanto avançamos nesse quesito, basta dizer que a carabina CT 30 está presente apenas em Sergipe e mais seis Estados", disse ele.
Somente à empresa Taurus, a SSP comprou no ano passado, 1.174 pistolas CT 40, dez carabinas CT 30, 125 carabinas CT 40 e 850 coletes à prova de balas. Um novo lote de armas já foi licitado, devendo ao chegar ao Estado em meados do mês de maio deste ano. Esse lote é composto de 30 carabinas CT 30, 700 pistolas PT 40, 25 metralhadoras Famae 40 e 1.200 coletes nível 2, capazes de suportar tiros de armas calibre 38, 9mm, 45 e 357.
Aperfeiçoamento
Belivaldo mencionou a satisfação em receber os especialistas da Taurus e de saber que os policiais sergipanos estão buscando se aperfeiçoar. O governador em exercício lembrou que a segurança pública é uma das prioridades do Governo do Estado e que novos investimentos serão feitos. Em seguida, ganhou abafadores e óculos de proteção e foi conduzido à linha de tiro pelo instrutor da Taurus, José Carlos Fauri. Belivaldo atirou com as carabinas CT 30 e CT 40 e com a pistola ponto 40, a mesma usada no cotidiano dos policiais sergipanos.
Na seqüência, o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), João Andrade, o gerente-geral da Petrobras em Sergipe, Eugênio Dezem, o comandante da Polícia Militar, José coronel Péricles Menezes, Kércio Silva Pinto e o secretário de Estado do Transporte e da Integração Metropolitana, Bosco Mendonça, também treinaram tiros e aprovaram o novo armamento.
As autoridades ainda conheceram os 20 alunos treinados pela Taurus ao longo desta semana. Um deles é o subtenente da Polícia Militar Orlando Ferreira, participante do curso de instrutor de tiro. "Em média, são 200 tiros por arma todos os dias. Além disso, temos uma parte teórica muito consistente e um excelente suporte prático", ressaltou o militar. Opinião semelhante tem o subcomandante da 3ª companhia do 8º batalhão, tenente Fernando Costa Silva. "Depois do curso, estaremos aptos a nos tornar multiplicadores de conhecimento na nossa instituição", disse ele.
Segundo o instrutor José Carlos Fauri, os alunos estão tendo um aproveitamento em torno de 90%, índice considerado de alto nível. Ao fim do encontro, o secretário Kércio Pinto informou que existe um projeto da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para criar um estande de tiros móvel, onde alvo movimenta-se constantemente e exige grande habilidade do policial.
Também acompanharam o evento, o chefe do Gabinete Militar do Governo, tenente-coronel Carlos Augusto Lima Bispo, o secretário-adjunto da Casa-Civil, Marcos Teles, e diretores de órgãos do Governo do Estado.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Belivaldo Chagas visita curso de armamentos para policiais – Foto: Allan de Carvalho/SSP