Obra de recapeamento da rua Maruim continua em ritmo acelerado
A Maruim é a quarta rua do centro a receber os serviços de recuperação asfáltica. Já foram recuperadas no momento a Itaporanga, Propriá e Lagarto. Segundo o diretor de obras da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização -, Gilson Ramos, as próximas a serem recuperadas são as ruas Laranjeiras e São Cristóvão, duas das principais vias de acesso ao centro de Aracaju para quem vem do interior do Estado. Consideradas verdadeiras “colchas de retalho”, o estado das vias era alvo de constantes críticas da população, principalmente dos motoristas. Em muitos casos, o número de buracos e a qualidade do asfalto provocavam prejuízos para os donos de veículos. Os itens mais atingidos são pneus e amortecedores.
Esse trabalho só tem sido possível graças à estruturação da usina de asfalto da Emurb, que recentemente passou por uma reforma.
“Hoje, graças a esse trabalho, conseguimos bater o recorde na produção de asfalto, que era de 632 mil toneladas em um mês alcançado em 1998”, diz Gilson Ramos. Em novembro deste ano, a prefeitura já produziu 8.433 toneladas, um feito jamais visto na história da usina de asfalto da Emurb.
Em relação ao Centro, Ramos afirmou que a prefeitura irá pavimentar todas as ruas, incluindo os corredores de ônibus. “O asfalto é muito antigo e serviço de tapa-buraco não resolve mais o problema daquela via. Estamos colocando uma nova camada asfáltica não só para tapar os buracos, como para tirar os desníveis da pista”, explica. Todo o serviço está sendo realizado com material e recursos próprios do município.
Conforme Gilson Ramos, a super produção de asfalto é fruto de um trabalho de estruturação, com aquisição de maquinários melhorando a estrutura da usina de asfalto, principalmente dos funcionários que se dedicam ao máximo para o bom desempenho da empresa, bem como dos equipamentos para os trabalhadores desempenharem suas atividades com segurança. Ele assegura que a produção trouxe mais facilidade para poder executar os serviços de pavimentação nas avenidas Desembargador Maynard, Euclides Figueiredo e Tancredo Neves, consideradas de grande porte, além das ruas do centro. Para o próximo ano, a Emurb já está realizando um levantamento de quais ruas serão prioritárias.
Satisfação
Quem mais tem ficado satisfeito com os serviços de recuperação asfáltica que a prefeitura vem realizando são os motoristas e moradores. O taxista João Gomes Barbosa, de 47 anos e há mais de 20 na profissão, diz que já tinha perdido as esperanças de ver o asfalto em Aracaju recuperado. “A suspensão do meu carro se estragava em menos de um ano, principalmente em período de chuvas. Sempre gastei mais dinheiro antes do tempo de vida útil das peças. Agora o centro e toda a cidade está começando a ficar uma maravilha”, atesta.
“Desde o tempo em que moro aqui, há mais ou menos 17 anos, a única coisa que faziam era o tapa-buraco que só durava alguns meses. Estou muito satisfeita com o recapeamento não só da minha rua (Maruim), como das outras do centro”, afirmou a moradora Maria de Jesus Vasconcelos, de 58 anos.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Obra de recapeamento da rua Maruim continua em ritmo acelerado – Agência Aracaju de Notícias fotos: Wellington Barreto