[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As mães internadas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes não pouparam elogios à qualidade do atendimento que vêm recebendo na nova unidade durante a visita do governador Marcelo Déda ao estabelecimento, realizada na manhã desta segunda-feira, 17.

Josefa de Jesus, 26 anos, está internada desde o dia 13, quando deu entrada na unidade de saúde com problema de pressão alta. Grávida de cinco meses, ela precisou ser levada às pressas para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes quando fazia uma ultrassom de rotina no Centro de Imagens. A jovem disse estar impressionada com a eficiência dos funcionários.

"Toda hora vinha uma funcionária ver se eu estava bem e media a pressão porque sou hipertensa. Isso me deixou mais tranquila, já que estou tendo uma gravidez de risco. Além disso, a comida é ótima, apesar da falta de sal, por causa do meu problema. O atendimento até agora foi nota dez", exclamou satisfeita.

A dona de casa Vera Lúcia dos Santos, 22 anos, também elogiou a qualidade do trabalho realizado na maternidade e elogiou a eficiência dos funcionários. "Cheguei aqui às 8h da sexta-feira, 14, e às 8h30min já tinha tido a minha primeira filha, que saiu da UTIn ontem e está bem. Tudo foi rápido e fui muito bem tratada", contou.

Desde 3 de dezembro, quando iniciou oficialmente o atendimento às gestantes de alto-risco de todo o Estado, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes realizou 133 atendimentos. Atualmente, 45 mulheres estão internadas e 29 recém-nascidos ocupam os leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn).

Resultados

Na opinião do governador Marcelo Déda, que foi à maternidade depois da visita que fez ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), o esforço para abrir a maternidade com prudência e segurança está mostrando seus resultados positivos.

"O prédio tinha um corpo problemático, nós corrigimos e trouxemos a alma, que são os funcionários, o próprio gerenciamento, o sistema de informática para controle de todos os prontuários, de medicamentos que são dispensados para os pacientes. Hoje temos tudo o que é necessário para o controle de toda a trajetória dos pacientes dentro da unidade", explicou.

Acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, do diretor da maternidade, George Caldas, e de outros profissionais da Nossa Senhora de Lourdes, o governador percorreu setores como o ambulatório, farmácia, alas de internamento e o centro cirúrgico.

"Faltaram muitas coisas no começo e, se hoje a maternidade está funcionando, o mérito é todo de quem está executando essa tarefa. O que não podíamos era começar com os problemas que tínhamos no centro cirúrgico e na UTI, como a infiltração que inviabilizava seu o funcionamento", explicou Déda, ao lembrar que diversas áreas da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes não atendiam aos padrões da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde.

Para o secretário da Saúde, Rogério Carvalho, a visita do governador foi positiva porque ele pôde constatar o trabalho que vem sendo realizado. "Ele passou a ter uma visão real do que é a maternidade e do trabalho desempenhado para que a unidade começasse a funcionar com qualidade, com seus processos de trabalho bem definidos e o novo sistema de gestão da atenção informatizado", avaliou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.